Makano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Makano
Informação geral
Nome completo Hernán Enrique Jiménez
Também conhecido(a) como Makano
Nascimento 7 de maio de 1983 (34 anos)
Origem Panamá
País  Panamá
Gênero(s) Reggae
Instrumento(s) Vocais
Período em atividade 2003-atualmente
Gravadora(s) Universal Music, Machete Music, Panama Music
Afiliação(ões) Makano

Hernán Enrique Jimenez (Panamá, 7 de maio de 1983) é um cantor e compositor panamenho mais conhecido como Makano. Famoso por seu álbum de estréia Yo te amo (Eu te amo) e este primeiro single com o mesmo nome.

História[editar | editar código-fonte]

Em seus 12 anos Hernan pertencia a um grupo chamado "The Makanos" grupo formado por três amigos que foram contratados para cantar em espanhol vazão Reggae Romântico ou reggae romântico, mais conhecido como Reggaeton. É dentro desse trio, onde Hernán e seus amigos fizeram uma promessa de que o primeiro disco gravado profissionalmente levaria o nome artístico do grupo e atribuí-la-ia a si mesmo a autoria. O nome "Makano" é explicado pela existência do Panamá Makano, uma casca de árvore forte conhecida no país (Panamá). Aos 16 anos, Hernán escreveu suas próprias composições no calor da sua casa. Após várias tentativas falhadas, finalmente, em 2004 é dada a oportunidade de participar do álbum "A Aliança". Em 2007, assinando com a empresa Música Panamá Makano com a qual gravou seu primeiro álbum solo Yo Te Amo, que contém os hits como eu te amo - Te amo (que lhe valeu grande parte de sua popularidade), "Let Me In!" e Yo quiero vivir - "eu quero viver". Makano, desde a sua fusão com a música do Panamá, não só ganhou popularidade em seu país natal, mas também no exterior, em países da América do Sul, que ganhou grande aceitação pelo público. Em 2009 Makano decide juntar-se a uma pequena menina Josen Panamá para reunir o hit Tu nombre en mis cuaderno - "Seu nome em meu caderno", que ficou por muitas semanas no topo das emissoras nacionais do Panamá e internacionais (sobretudo os países latinos: Colômbia, Peru, Chile, Venezuela etc.). Até a presente data, a cantora vendeu cerca de 5 milhões de cópias em todo o mundo com aquele sucesso.


Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estúdio[editar | editar código-fonte]

Compilação[editar | editar código-fonte]

  • 2009: 6 Super Hits

Na Argentina[editar | editar código-fonte]

Makano começou a alcançar o sucesso na Argentina antes do lançamento do primeiro single de seu álbum Yo te amo - "Eu te amo" estréia em 2008, tanto que agora é o país mais bem sucedido em discografia, depois de Panamá.

Nos países andinos e fronteira do Brasil[editar | editar código-fonte]

Ele também faz muito sucesso na Colômbia e Peru, e na região fronteiriça do Brasil como as cidades de Tabatinga, Benjamin Constant e Atalaia do Norte no estado do Amazonas (Tríplice Fronteira de Brasil - Peru - Colombia). Sendo o reggaeton, bem como a bachata e o vallanato, um rítmo muito tocado nas boates de fronteira como a Scandalu´s Dance em Tabatinga - AM.


As citações importantes[editar | editar código-fonte]

Makano recebeu vários prémios internacionais:

  • Disco de ouro por seu álbum eu te amo para as vendas norte-americanas.
  • Double Platinum para downloads digitais de seu álbum Eu te amo na América Central.
  • RIAA certificação para manter o assunto eu te amo de várias semanas No. 1 na revista Billboard.
  • Ele foi premiado como "Best Newcomer" e "Melhor Artista Hip Hop / Urban" no Texas Awards 2009.
  • Participou do Teleton cantando Chile 2010.