Manganela

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde agosto de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Manganela
Manganela

A manganela era um tipo de catapulta ou máquina de sítio usada na era medieval (Idade Média) para lançar projéteis contra paredes de castelos. Sua precisão era muito melhor que a de um trabuco (trebuchet) (que foi introduzido mais tarde, logo antes da descoberta e do uso difundido das armas de pólvora).

A manganela lança projéteis em uma trajetória mais baixa e em velocidade mais elevada do que o trabuco com a intenção de destruir muralhas e fortificações, mas também foi muito utilizada nos campos de batalha.

Origens[editar | editar código-fonte]

A manganela, como descrito aqui, é uma versão medieval de uma catapulta da roma antiga apelidada de onagro, em razão da maneira que retrocede como uma mula quando descarregada. É uma catapulta com um único braço de torção que tenciona a corda aonde se encontra o projétil. Um dispositivo similar e talvez mais antigo foi apelidado de escorpião devido a sua semelhança com a "cauda" do animal.

A força do onagro provém da tensão de suas cordas retorcidas, similarmente à uma balista, porém o onagro tem somente um braço enquanto a balista tem dois. Os romanos melhoraram extremamente a maneabilidade do onagro adicionando rodas à sua base. As rodas e o peso leve do onagro facilitaram a sua mobilidade.

A palavra manganela é derivada da palavra de origem gregamagganon” que significa “motor da guerra”. O tipo exato de máquina descrita com o nome "manganela" é motivo de disputas.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre tópicos militares é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.