Manuel António Correia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Manuel António Correia
Manuel António Correia
Manuel António Correia
Secretário regional do
Ambiente e Recursos Naturais
Período 14 de novembro de 2000
a 20 de abril de 2015
Antecessor(a) Jorge Jardim Fernandes
(S.R. do Equipamento Social e Ambiente)
Jorge Bazenga Marques
(S.R. de Agricultura, Florestas e Pescas)
Sucessor(a) Susana Prada
(S.R. do Ambiente e Recursos Naturais)
Humberto Vasconcelos
(S.R. de Agricultura e Pescas)
Dados pessoais
Nascimento 19 de fevereiro de 1965 (59 anos)
Ponta do Sol, Madeira
Nacionalidade portuguesa
Partido Partido Social Democrata
Profissão Político

Manuel António Correia (Ponta do Sol, Madeira, 19 de fevereiro de 1965) é um advogado e político português que ocupou o cargo de secretário regional do Ambiente e Recursos Naturais da Região Autónoma da Madeira entre 2000 e 2015.

Biografia[editar | editar código-fonte]

É licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa, tendo concluído o curso em 1989.[1]

Ingressou nos quadros da Direção Regional da Administração Pública e Local, como técnico superior de 2.ª classe da carreira técnica superior, em 2 de Novembro de 1989, onde exerceu funções de consultor jurídico. Em 1 de Dezembro de 1992 foi nomeado, em comissão de serviço, Director do Gabinete Jurídico do Instituto de Habitação da Madeira. Por Resolução do Conselho do Governo tomada em 6 de Janeiro de 1994, foi designado para exercer o cargo de Vogal do Conselho Directivo do Instituto de Habitação da Madeira.

Por Resolução do Conselho do Governo tomada em 30 de Outubro de 1997 foi nomeado Presidente do Conselho Directivo do Instituto de Habitação da Região Autónoma da Madeira, cargo que exerceu até 14 de Novembro de 2000.

Em 14 de Novembro 2000 pelo Decreto do Ministro da República para a Região Autónoma da Madeira n.º 4/2000, é nomeado, Secretário Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais.

Por Decreto do Ministro da República para a Região Autónoma da Madeira n.º 4/2004, de 16 de Novembro 2004, é renomeado Secretário Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais.[2]

Por Decreto do Ministro da República para a Região Autónoma da Madeira n.º 4/2007, de 19 de Junho de 2007, é renomeado Secretário Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, cargo que deixou de exercer em 2015.[3]

É possuidor da carreira profissional de advogado e de diversos cursos de formação, nomeadamente o curso denominado Programa Avançado de Gestão para Executivos, leccionado pela Escola de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Católica Portuguesa.

Foi dirigente da JSD/Madeira, membro da Assembleia Municipal do Funchal e vogal da Comissão Política Regional do PSD/Madeira.[4] Foi também candidato à liderança do PSD/Madeira nas eleições internas à sucessão de Alberto João Jardim[5] em 2015 mas perdeu, na segunda volta, contra Miguel Albuquerque, atual líder do PSD/Madeira e Presidente do Governo Regional.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre a Região Autónoma da Madeira, integrado no Projeto Madeira é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.