Marcel Janco

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde Dezembro de 2008). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Marcel Janco
Nascimento 24 de maio de 1895
Bucareste
Morte 21 de abril de 1984 (88 anos)
Israel
Cidadania Romênia, Israel
Filho(s) Josine Ianco-Starrels
Ocupação arquiteto, pintor, poeta, músico, escultor
Prêmios Prêmio Israel
Movimento estético expressionismo

Marcel Janko como era conhecido Marcel Hermann Iancu[1] Predefinição:IPA-ro, sobrenome Ianco, Janko ou Jancu (Bucareste, 1895Tel-Aviv, 1984), foi um poeta e pintor israelense, ilustrou a primeira aventura celeste do Sr. Antipirina (1916), de Tristan Tzara, e os três primeiros números da Revista Dada. Em 1941, fugindo à perseguição nazista, foi para Israel, onde sua arte se revitalizou. Prêmio Israel, 1967. Praticou a poesia "rumorista", criada por Hugo Ball.

O Cabaré[editar | editar código-fonte]

Originou-se de um grupo composto por artistas como Tristan Tzara, Hans Harp, Richard Hülsenbeck, Marcel Janko, Hugo Ball e Hans Richter que se encontravam em cafés de Zurique.

A idéia inicial era a realização de um espetáculo internacional de Cabaré que contava com músicas diversas, recitais de poesia e exposição de obras.

A maneira como surgiu o nome do evento é sugestiva: por acaso Ball e Hülsenbeck abriram um dicionário de alemão-francês e acabaram se deparando com a palavra dada, que foi posteriormente adotada pelo grupo e pelo movimento que daí surgiria.

A brochura "Cabaret Voltaire", a inauguração da "Galeria Dada" em 1917 e as revistas "Dada", seguidas de livros sobre o movimento, ajudaram a popularizá-lo.

Referências

  1. Sandqvist, p.66, 68, 69