Margarita Gómez-Acebo y Cejuela

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Margarita Gómez-Acebo y Cejuela
Tsaritsa (consorte) da Bulgária
 
Cônjuge Simeão II da Bulgária
Descendência Príncipe Kardam[1]
Príncipe Kyril[1]
Príncipe Kubrat[1]
Príncipe Konstantin-Assen[1]
Princesa Kalina[1]
Título(s) Princesa de Saxe Coburgo-Gota
Sra. Margarita de Saxe Coburgo-Gota
Nome completo
Margarita Gómez-Acebo y Cejuela
Nascimento 6 de janeiro de 1935 (81 anos)
Madri, Flag of Spain.svg Espanha
Pai Manuel Gómez-Acebo y Modet
Mãe María de las Mercedes Cejuela y Fernández

Margarita Gómez-Acebo y Cejuela (Madri, 6 de janeiro de 1935) é a consorte do Tsar Simeão II da Bulgária, com quem ela se casou após seu exílio[2]. Desta maneira, ela também é às vezes referenciada como Tsaritsa Margarita ou Rainha Margarita; neste contexto, ela também pode ser denominada como Princesa de Saxe-Coburgo-Gota e Duquesa na Saxônia, haja vista que seu marido descende desta antiga família governante. Enquanto seu marido ocupava o cargo de Primeiro Ministro da Bulgária, ela era às vezes referida como Sra. Margarita de Saxe-Coburgo-Gota (em búlgaro: г-жа Маргарита Сакскобургготска transl. g-zha Margarita Saksksoburggotska)

Ascendência familiar[editar | editar código-fonte]

Ela é filha de Don Manuel Gómez-Acebo y Modet, dos Marqueses de Cortina, e sua esposa Dona María de las Mercedes Cejuela y Fernández, e neta pelo lado paterno do terceiro Marquês de Cortina. Seus pais foram assassinados pelos Republicanos Espanhóis no ano de 1936, no início da Guerra Civil Espanhola.

Margarita é prima do já falecido Luis Gómez-Acebo y Duque de Estrada, Visconde de La Torre (filho da 9ª Marquesa e irmão do 10º Marquês de Deleitosa), esposo da Dona Pilar, Infanta de Espanha e 1ª Duquesa de Badajoz. Por cortesia também é referenciada como Sua Majestade Margarita, Rainha dos Búlgaros.

Residência[editar | editar código-fonte]

O ex-Tsar e Tsaritsa atualmente residem na casa onde Simeão passou sua infância, o Palácio de Vrana, próximo a Sófia. O palácio lhes foi restituído pela Corte Constitucional Búlgara. A propriedade é dirigida sob um acordo com a Prefeitura de Sófia, que permite o uso de parte da propriedade como um parque público; em contrapartida, a parte remanescente do local se transformou em propriedade da família. A legalidade desta transação é contestada por políticos búlgaros.

Casamento e descendência[editar | editar código-fonte]

Em 21 de janeiro de 1962, Dona Margarita se casou com Simeão II da Bulgária, o Rei da Bulgária. Simeão e Margarita têm cinco filhos[1]:

  • Príncipe Kardam, tratado por S.A.R Príncipe de Turnovo (nascido em 1962 e morto em 2015); casado com Dona Miriam de Ungría y López tratada por S.A.R Princesa Miriam da Bulgária. Eles têm dois filhos: S.A.R Príncipe Bóris (agora tratado por S.A.R. o Príncipe de de Turnovo) e S.A.R Príncipe Beltran.
  • Príncipe Kyril, tratado por S.A.R Príncipe de Preslav (nascido em 1964); casado com Dona María del Rosario Nadal y Fuster-Puigdórfila tratada por Princesa Rosário da Bulgária. Eles têm duas filhas, S.A.R Princesa Mafalda e S.R.A Princesa Olímpia, e um filho, S.A.R Príncipe Tassilo.
  • Príncipe Kubrat, tratado por S.A.R Príncipe de Panagiurishte (nascido em 1965); casado com Dona Carla María de la Soledad Royo-Villanova y Urrestarazu tratada por S.A.R Princesa Carla da Bulgária, e têm três filhos: S.A.R Príncipe Mirko, S.A.R Príncipe Lukás e S.A.R Príncipe Tirso.
  • Príncipe Konstantin-Assen, tratado por S.A.R O Príncipe de Vidin (born 1967); casado com Dona María García de la Rasilla y Gortázar tratada por S.A.R Princesa Maria da Bulgária, e têm os gêmeos S.A.R Príncipe Umberto e S.A.R Princesa Sofia.
  • Princesa Kalina, tratada por S.A.R A Princesa Kalina da Bulgária (nascida em 1972); casada com Don Antonio "Kitín" Muñoz y Valcárcel.

Títulos e tratamentos[editar | editar código-fonte]

  • Dona Margarita Gómez-Acebo y Cejuela (1935 – 1962)
  • Sua Majestade Margarita, Tsaritsa dos Búlgaros, Duquesa da Saxônia (1962 – atualmente)
    • Sua Majestade A Rainha (usado na Bulgária)
    • Sua Majestade Rainha Margarida dos Búlgaros, Duquesa da Saxônia (usado fora da Bulgária)[3]

Referências

  1. a b c d e f «A genealogical survey of the peerage of Britain as well as the royal families of Europe» (em inglês). The Peerage. Consultado em 15 de junho de 2012. 
  2. «Margarita Gómez-Acebo, Pilar de un Reino» (em espanhol). Hola.com. 18/06/2011. Consultado em 15 de junho de 2012. 
  3. «Biografia de S.M. Rainha Margarita» (em búlgaro). Sítio Oficial do Rei Simeão II. Consultado em 15 de junho de 2012. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]