Margarita Gómez-Acebo y Cejuela

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Margarita Gómez-Acebo y Cejuela
Tsaritsa (consorte) da Bulgária
Cônjuge Simeão II da Bulgária
Descendência Príncipe Kardam[1]
Príncipe Kyril[1]
Príncipe Kubrat[1]
Príncipe Konstantin-Assen[1]
Princesa Kalina[1]
Título(s) Princesa de Saxe Coburgo-Gota
Sra. Margarita de Saxe Coburgo-Gota
Nome completo
Margarita Gómez-Acebo y Cejuela
Nascimento 6 de janeiro de 1935 (82 anos)
  Madri, Flag of Spain.svg Espanha
Pai Manuel Gómez-Acebo y Modet
Mãe María de las Mercedes Cejuela y Fernández

Margarita Gómez-Acebo y Cejuela (Madri, 6 de janeiro de 1935) é a consorte do Tsar Simeão II da Bulgária, com quem ela se casou após seu exílio[2]. Desta maneira, ela também é às vezes referenciada como Tsaritsa Margarita ou Rainha Margarita; neste contexto, ela também pode ser denominada como Princesa de Saxe-Coburgo-Gota e Duquesa na Saxônia, haja vista que seu marido descende desta antiga família governante. Enquanto seu marido ocupava o cargo de Primeiro Ministro da Bulgária, ela era às vezes referida como Sra. Margarita de Saxe-Coburgo-Gota (em búlgaro: г-жа Маргарита Сакскобургготска transl. g-zha Margarita Saksksoburggotska)

Ascendência familiar[editar | editar código-fonte]

Ela é filha de Don Manuel Gómez-Acebo y Modet, dos Marqueses de Cortina, e sua esposa Dona María de las Mercedes Cejuela y Fernández, e neta pelo lado paterno do terceiro Marquês de Cortina. Seus pais foram assassinados pelos Republicanos Espanhóis no ano de 1936, no início da Guerra Civil Espanhola.

Margarita é prima do já falecido Luis Gómez-Acebo y Duque de Estrada, Visconde de La Torre (filho da 9ª Marquesa e irmão do 10º Marquês de Deleitosa), esposo da Dona Pilar, Infanta de Espanha e 1ª Duquesa de Badajoz. Por cortesia também é referenciada como Sua Majestade Margarita, Rainha dos Búlgaros.

Residência[editar | editar código-fonte]

O ex-Tsar e Tsaritsa atualmente residem na casa onde Simeão passou sua infância, o Palácio de Vrana, próximo a Sófia. O palácio lhes foi restituído pela Corte Constitucional Búlgara. A propriedade é dirigida sob um acordo com a Prefeitura de Sófia, que permite o uso de parte da propriedade como um parque público; em contrapartida, a parte remanescente do local se transformou em propriedade da família. A legalidade desta transação é contestada por políticos búlgaros.

Casamento e descendência[editar | editar código-fonte]

Em 21 de janeiro de 1962, Dona Margarita se casou com Simeão II da Bulgária, o Rei da Bulgária. Simeão e Margarita têm cinco filhos[1]:

  • Príncipe Kardam, tratado por S.A.R Príncipe de Turnovo (nascido em 1962 e morto em 2015); casado com Dona Miriam de Ungría y López tratada por S.A.R Princesa Miriam da Bulgária. Eles têm dois filhos: S.A.R Príncipe Bóris (agora tratado por S.A.R. o Príncipe de de Turnovo) e S.A.R Príncipe Beltran.
  • Príncipe Kyril, tratado por S.A.R Príncipe de Preslav (nascido em 1964); casado com Dona María del Rosario Nadal y Fuster-Puigdórfila tratada por Princesa Rosário da Bulgária. Eles têm duas filhas, S.A.R Princesa Mafalda e S.R.A Princesa Olímpia, e um filho, S.A.R Príncipe Tassilo.
  • Príncipe Kubrat, tratado por S.A.R Príncipe de Panagiurishte (nascido em 1965); casado com Dona Carla María de la Soledad Royo-Villanova y Urrestarazu tratada por S.A.R Princesa Carla da Bulgária, e têm três filhos: S.A.R Príncipe Mirko, S.A.R Príncipe Lukás e S.A.R Príncipe Tirso.
  • Príncipe Konstantin-Assen, tratado por S.A.R O Príncipe de Vidin (born 1967); casado com Dona María García de la Rasilla y Gortázar tratada por S.A.R Princesa Maria da Bulgária, e têm os gêmeos S.A.R Príncipe Umberto e S.A.R Princesa Sofia.
  • Princesa Kalina, tratada por S.A.R A Princesa Kalina da Bulgária (nascida em 1972); casada com Don Antonio "Kitín" Muñoz y Valcárcel.

Títulos e tratamentos[editar | editar código-fonte]

  • Dona Margarita Gómez-Acebo y Cejuela (1935 – 1962)
  • Sua Majestade Margarita, Tsaritsa dos Búlgaros, Duquesa da Saxônia (1962 – atualmente)
    • Sua Majestade A Rainha (usado na Bulgária)
    • Sua Majestade Rainha Margarida dos Búlgaros, Duquesa da Saxônia (usado fora da Bulgária)[3]

Referências

  1. a b c d e f «A genealogical survey of the peerage of Britain as well as the royal families of Europe» (em inglês). The Peerage. Consultado em 15 de junho de 2012 
  2. «Margarita Gómez-Acebo, Pilar de un Reino» (em espanhol). Hola.com. 18 de junho de 2011. Consultado em 15 de junho de 2012 
  3. «Biografia de S.M. Rainha Margarita» (em búlgaro). Sítio Oficial do Rei Simeão II. Consultado em 15 de junho de 2012 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]