Pilar de Espanha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta biografia de uma pessoa viva cita fontes confiáveis e independentes, mas elas não cobrem todo o texto. (desde junho de 2012) Ajude a melhorar esta biografia providenciando mais fontes confiáveis e independentes. Material controverso sobre pessoas vivas sem apoio de fontes confiáveis e verificáveis deve ser imediatamente removido, especialmente se for de natureza difamatória.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Pilar
Duquesa de Badajoz e Viscondessa da Torre
Cônjuge Luís Gómez-Acebo e Duque de Estrada, Visconde da Torre
Descendência
Simoneta Luísa Gómez-Acebo e de Bourbon
João Filiberto Nicolas Gómez-Acebo e de Bourbon
Bruno Alexandre Gómez-Acebo e de Bourbon
Luís Afonso Gómez-Acebo e de Bourbon
Fernando Umberto Gómez-Acebo e de Bourbon
Nome completo
Maria do Pilar Afonsa Joana Vitória Luísa Inácia de Todos os Santos de Bourbon e Bourbon-Duas Sicílias
Casa Bourbon
Pai Juan de Bourbon
Mãe Maria das Mercedes de Bourbon e Orléans
Nascimento 30 de julho de 1936 (79 anos)
Cannes, França

Pilar de Espanha, Duquesa de Badajoz (nome completo: María del Pilar Alfonsa Juana Victoria Luisa Ignacia de Todos los Santos de Borbón y Borbón-Dos Sicilias) GCIH nasceu em Cannes, França, a 30 de julho de 1936, a filha mais velha de Juan de Bourbon, Conde de Barcelona e Maria das Mercedes de Bourbon e Orléans.

Dona Pilar casou com Luís Gómez-Acebo e Duque de Estrada, Visconde da Torre (23 de dezembro de 1934 - 9 de março de 1991) em 5 de maio de 1967 em Lisboa, Portugal,[1] Tiveram cinco filhos:

  • Simoneta Luisa Gómez-Acebo y de Borbón (nascida a 28 de Outubro de 1968). Casou com José Miguel Fernández y Sastrón em 12 de Setembro de 1990 e têm dois filhos, Luis e Juan Pablo, e uma filha, María de las Mercedes.
  • Juan Filiberto Nicolás Gómez-Acebo y de Borbón (nascido a 6 de Dezembro de 1969), Visconde da Torre. Casado com Winston Holmes Carney em 2 de Janeiro de 2014. Eles têm um filho, Nicolás (2013).
  • Bruno Alejandro Gómez-Acebo y de Borbón (nascido a 15 de Junho de 1971). Casado com Bárbara Cano y de la Plaza em 7 de Outubro de 2002 e têm dois filhos: Alejandro Juan (2004) e Guillermo (2005).
  • Beltrán Luis Alfonso Gómez-Acebo y de Borbón (nascido a 20 de maio de 1973). Casado com a modelo Laura Ponte y Martínez em 18 de Setembro de 2004. Eles têm um filho, Luis Felipe (2005), e uma filha, Laura (2006).
  • Fernando Umberto Gómez-Acebo y de Borbón (nascido a 30 de Setembro de 1974). Casado com Mónica Martín y Luque em 27 de Novembro de 2004.
Timbre real de Pilar de Espanha.


Pilar renunciou o seu direito de sucessão devido ao casamento, mas a sua renúncia teve lugar antes da aprovação da constituição espanhola e não foi ratificado pelas cortes.

A 6 de junho de 1968 recebeu a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique de Portugal.[2]

Ela foi Presidente da Federação Equestre Internacional de 1994 a 2005, quando ela foi substituída pela princesa Haya bint Hussein. Ela foi membro do Comité Olímpico Internacional para a Espanha de 1996 a 2006, quando ela se tornou membro honorário, e membro da Comissão Executiva do Comité Olímpico Português.

A infanta é fluente em inglês, francês, italiano, português e espanhol.

Ascendência[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Simoneta Gómez-Acebo and José Miguel Fernández Sastrón separate
  2. «Cidadãos Estrangeiras Agraciados com Ordens Nacionais». Resultado da busca de "Pilar de Borbón". Presidência da República Portuguesa (Ordens Honoríficas Portuguesas). Consultado em 2016-03-01. 
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.