Portal:Monarquia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Heraldic Royal Crown (Common).svg Bem-vindo ao Portal da Monarquia


 ver · editar Monarquia


French heraldic crowns - King.svg

Monarquia é uma forma de governo em que o chefe de Estado mantém-se no cargo até a morte ou a abdicação, sendo normalmente um regime hereditário. O chefe de Estado dessa forma de governação recebe o nome de monarca (Normalmente com o título de Rei ou Rainha) e pode também muitas vezes ser o chefe do governo. A ele, o ofício real de governo, é sobretudo o de reger e coordenar a administração da nação, em vista do bem comum em harmonia social.

O monarca quase nunca deteve poderes ilimitados, como muitas vezes é pensado. Foi num período muito curto que houve monarquias absolutas. Hoje em dia a grande maioria da monarquias são monarquias constitucionais, que lhes dá quase nenhum poder de governação do seu país, que é exercido por um primeiro-ministro.

Apesar da chefia do Estado hereditária ser a característica mais comum das monarquias, existem na história inúmeros casos de monarquias electivas, tais como a do milenar Sacro Império Romano-Germânico, a República das Duas Nações (república aristocrática, precursora da ideia de Monarquia Constitucional), e os atuais Vaticano, Andorra, Camboja, Emirados Árabes Unidos, Kuwait, Malásia, Suazilândia, não sendo consideradas repúblicas.

 ver · editar Artigo selecionado


MentahoArbusto.gif

Imperador (do Latim imperatore) é a designação dada aos soberanos de algumas nações. Aquele que rege um império. O feminino de imperador é imperatriz. Imperadores são geralmente reconhecidos como superiores aos reis em honra. Seu posto pode ser obtido por hereditariedade, ou por força, como num golpe de estado. Além disso, pode ser um posto conferido por eleição de outros soberanos, como no caso do Sacro Império Romano Germânico. No caso de haver uma imperatriz regente, seu marido não recebe título de imperador, sendo chamado simplesmente de consorte. O termo em português para imperador deriva do Latim imperatore (literalmente, "alguém que se prepara contra"; algo como "comandante"). Em alemão, o título Kaiser é usado; em idiomas eslavos, os termos usados são tsar ou czar. Ambos derivam do título romano César. Geralmente, o termo Império designa um estado composto por diferentes nações e nacionalidades, além de um estado nacional comum. Na atualidade o único país que possui um imperador como chefe de estado é o Japão.

 ver · editar Monarca selecionado


King Carl XVI Gustaf at National Day 2009 Cropped.png

Carlos XVI Gustavo (Solna, 30 de abril de 1946) é o Rei da Suécia desde 1973, tendo sucedido seu avô Gustavo VI Adolfo. Foi o único filho do príncipe Gustavo Adolfo, Duque da Bótnia Ocidental, e de sua esposa a princesa Sibila de Saxe-Coburgo-Gota, sendo o sétimo monarca sueco da Casa de Bernadotte. Ele é casado com Sílvia Sommerlath, com quem têm três filhos: Vitória, Princesa Herdeira, Carlos Filipe, Duque de Varmlândia, e Madalena, Duquesa da Helsíngia e Gestrícia.

 ver · editar Membro da realeza selecionado


Princess Tsuguko cropped 3 The New Year Greeting 2011 at the Tokyo Imperial Palace.jpg

Princesa Tsuguko de Takamado (em japonês: 承子女王,Tsuguko-jyoō, Tóquio, 8 de março de 1986), é um membro da Casa Imperial do Japão. Ela é filha mais velha do falecido príncipe Norihito e de sua esposa, a princesa Hisako Takamado.

Princesa Tsuguko terminou seu ensino secundário na escola de Gakushuin e, de 2004 até 2008, estudou Sociologia e Psicologia na Universidade de Edimburgo, na Escócia, embora não tenha se graduado. Em 2006, ela representou a família imperial nas bodas de prata do grão-duque Henrique de Luxemburgo e da grã-duquesa Maria Teresa de Luxemburgo. Em março de 2013, a Princesa Tsuguko se graduou pela Escola de Estudos Liberais Internacionais da Universidade de Waseda.

 ver · editar Imagens selecionadas
 ver · editar Sabia que


King Richard III.png
 ver · editar Consorte selecionado


Queenmaryformalportrait edit3.jpg

Maria de Teck (Londres, 26 de maio de 1867Westminster, 24 de março de 1953) foi rainha consorte do Reino Unido e dos Domínios britânicos e imperatriz consorte da Índia, como a esposa do rei-imperador Jorge V. Embora fosse tecnicamente uma princesa de Teck, do Reino de Württemberg, ela nasceu e foi criada no Reino Unido. Seus pais eram o príncipe Francisco, Duque de Teck, de origem alemã, e a princesa Maria Adelaide de Cambridge, da família real britânica. Aos 24 anos de idade, foi prometida em casamento ao príncipe Alberto Vitor, filho mais velho do Príncipe de Gales, mas, seis semanas após o anúncio do noivado, ele morreu de pneumonia. No ano seguinte, ela envolveu-se com o irmão de Alberto, Jorge, que posteriormente tornou-se rei.

 ver · editar Navegação