Portal:Monarquia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Heraldic Royal Crown (Common).svg Bem-vindo ao Portal da Monarquia


 ver · editar Monarquia
French heraldic crowns - King.svg

Monarquia é uma forma de governo em que o chefe de Estado mantém-se no cargo até a morte ou a abdicação, sendo normalmente um regime hereditário. O chefe de Estado dessa forma de governação recebe o nome de monarca (Normalmente com o título de Rei ou Rainha) e pode também muitas vezes ser o chefe do governo. A ele, o ofício real de governo, é sobretudo o de reger e coordenar a administração da nação, em vista do bem comum em harmonia social.

O monarca quase nunca deteve poderes ilimitados, como muitas vezes é pensado. Foi num período muito curto que houve monarquias absolutas. Hoje em dia a grande maioria da monarquias são monarquias constitucionais, que lhes dá quase nenhum poder de governação do seu país, que é exercido por um primeiro-ministro.

Apesar da chefia do Estado hereditária ser a característica mais comum das monarquias, existem na história inúmeros casos de monarquias electivas, tais como a do milenar Sacro Império Romano-Germânico, a República das Duas Nações (república aristocrática, precursora da ideia de Monarquia Constitucional), e os atuais Vaticano, Andorra, Camboja, Emirados Árabes Unidos, Kuwait, Malásia, Suazilândia, não sendo consideradas repúblicas.

 ver · editar Artigo selecionado
Concilio Trento Museo Buonconsiglio.jpg

Monarquia eletiva é uma forma de governo na qual o monarca desempenha o seu cargo por toda a vida e o seu sucessor é eleito por um conselho através de votação. Este sistema de sucessão foi praticado durante a Idade Média, representando uma evolução do modelo germânico. Na monarquia visigótica encontramos exemplos disso. O rei era eleito por um conselho composto pelos príncipes ou grandes responsáveis eleitores. Depois da escolha, o novo monarca devia jurar as capitulações governativas, que continham as condições impostas pelo conselho eleitoral para o monarca exercer o poder. Este sistema ainda vigora atualmente em alguns estados, como por exemplo, no Vaticano, onde o Colégio de Cardeais escolhe um novo Papa. Na Roma Antiga, os reis eram eleitos pelas Assembleias. O Sacro Império Romano-Germânico foi outro exemplo disso, no qual o Imperador era eleito por um pequeno conselho de nobres chamados de príncipes-eleitores.

 ver · editar Monarca selecionado
Koning Filip van België.jpg

Filipe (Bruxelas, 15 de abril de 1960) é o Rei da Bélgica desde julho de 2013. É o filho mais velho do rei Alberto II e da rainha Paula de Calábria, tendo ascendido ao trono após a abdicação de seu pai por motivos de saúde. É casado desde dezembro de 1999 com Matilde d'Udekem d'Acoz, com quem tem quatro filhos: Isabel, Duquesa de Brabante e sua herdeira aparente, príncipe Gabriel, príncipe Emanuel e a princesa Leonor.

 ver · editar Membro da realeza selecionado
Alexandra de Luxembourg - cropped.jpg

Alexandra de Luxemburgo (Alexandra Joséphine Teresa Charlotte Marie Wilhelmine; nascida na cidade de Luxemburgo em 16 de fevereiro de 1991) é a única filha de Henrique, Grão-duque de Luxemburgo, e de Maria Teresa, Grã-duquesa de Luxemburgo. É Princesa de Luxemburgo e Princesa de Nassau e Parma. A princesa estudou durante a sua educação primária na escola de Angelsberg. Os estudos secundários se realizaram no liceu Vauban de Luxemburgo, onde terminou com um Bacharelado em Letras em 2009.

 ver · editar Imagens selecionadas
 ver · editar Sabia que
CarlXIVJohnSweden.jpg
 ver · editar Consorte selecionado
Royal Wedding Stockholm 2010-Konserthuset-420.jpg

Henrique Maria João André de Laborde de Monpezat (Talence, 11 de junho de 1934) é o marido da rainha Margarida II e príncipe consorte da Dinamarca desde 1972. Filho de André de Laborde de Monpezat e Renée Doursennot, nasceu na França e passou parte de sua infância no território do Vietnã. Com a rainha Margarida, Henrique teve dois filhos: Frederico, Príncipe Herdeiro, e Joaquim. O príncipe é presidente da associação Europa Nostra, que se ocupa da defesa do patrimônio arquitetônico europeu, da WWF da Dinamarca e da Cruz Vermelha dinamarquesa. Também se ocupa da produção vitícola da propriedade do casal em Caïx, na região de Cahors, na França.

 ver · editar Navegação