Portal:Monarquia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Heraldic Royal Crown (Common).svg Bem-vindo ao Portal da Monarquia


 ver · editar Monarquia
French heraldic crowns - King.svg

Monarquia é uma forma de governo em que o chefe de Estado mantém-se no cargo até a morte ou a abdicação, sendo normalmente um regime hereditário. O chefe de Estado dessa forma de governação recebe o nome de monarca (Normalmente com o título de Rei ou Rainha) e pode também muitas vezes ser o chefe do governo. A ele, o ofício real de governo, é sobretudo o de reger e coordenar a administração da nação, em vista do bem comum em harmonia social.

O monarca quase nunca deteve poderes ilimitados, como muitas vezes é pensado. Foi num período muito curto que houve monarquias absolutas. Hoje em dia a grande maioria da monarquias são monarquias constitucionais, que lhes dá quase nenhum poder de governação do seu país, que é exercido por um primeiro-ministro.

Apesar da chefia do Estado hereditária ser a característica mais comum das monarquias, existem na história inúmeros casos de monarquias electivas, tais como a do milenar Sacro Império Romano-Germânico, a República das Duas Nações (república aristocrática, precursora da ideia de Monarquia Constitucional), e os atuais Vaticano, Andorra, Camboja, Emirados Árabes Unidos, Kuwait, Malásia, Suazilândia, não sendo consideradas repúblicas.

 ver · editar Artigo selecionado
Louis I of Naples - Order of the Knot.jpg

Desde a Idade Média, o regime monárquico espalhou-se por toda a Europa, normalmente pela necessidade de um dirigente forte, capaz de formar e comandar exércitos para defender o país. As monarquias feudais europeias eram assim dinásticas, o trono sendo geralmente transmitido ao filho mais velho ou ao descendente masculino mais próximo. Os soberanos medievais procuravam armas e soldados com os senhores feudais, e não se mantinham no poder que graça a fidelidade da nobreza. Assim, na monarquia feudal, apresenta-se a característica de uma limitação do poder do monarca, segundo a própria estrutura feudal do reino. O poder era entregue ao rei, com o acordo dos senhores feudais, e estava dependente da colaboração destes, sendo estabelecido segundo regras bem definidas e mútuas. O rei possuía um poder efectivo concedido pelos seus iguais, conservando estes um poder da mesma ordem nos seus domínios. Este tipo de monarquia caracterizou, com algumas variantes, a França dos séculos X ao XIV, o Japão do século XV ao XVIII, a China da dinastia Ming, etc.

 ver · editar Monarca selecionado
King Carl XVI Gustaf at National Day 2009 Cropped.png

Carlos XVI Gustavo (Solna, 30 de abril de 1946) é o Rei da Suécia desde 1973, tendo sucedido seu avô Gustavo VI Adolfo. Foi o único filho do príncipe Gustavo Adolfo, Duque da Bótnia Ocidental, e de sua esposa a princesa Sibila de Saxe-Coburgo-Gota, sendo o sétimo monarca sueco da Casa de Bernadotte. Ele é casado com Sílvia Sommerlath, com quem têm três filhos: Vitória, Princesa Herdeira, Carlos Filipe, Duque de Varmlândia, e Madalena, Duquesa da Helsíngia e Gestrícia.

 ver · editar Membro da realeza selecionado
Prince Harry in the US 2013.jpg

Henrique Carlos Alberto Davi (Londres, 15 de setembro de 1984), mais conhecido como Harry, é o filho mais novo de Carlos, Príncipe de Gales, e sua primeira esposa Diana Spencer. Seus avós paternos são a rainha Isabel II do Reino Unido e o príncipe Filipe, Duque de Edimburgo. Ele é o quinto na linha de sucessão ao trono britânico atrás de seu pai, seu irmão e seus dois sobrinhos.

 ver · editar Imagens selecionadas
 ver · editar Sabia que
Dronning Margrethe II (crop).jpg
 ver · editar Consorte selecionado
Prince Claus of the Netherlands 1986.jpg

Claus Jorge Guilherme Oto Frederico Gerd von Amsberg (Hitzacker, 6 de setembro de 1926Amsterdã, 6 de outubro de 2002) foi a marido da rainha Beatriz e Príncipe Consorte dos Países Baixos de 1980 até sua morte. Os seus pais eram Klaus Felix von Amsberg e Gösta Julie Adelheid Marion Marie, Baronesa von dem Bussche-Haddenhausen. Príncipe sofreu diversos problemas de saúde durante a sua vida, tais como depressão, cancro e doença de Parkinson. Ele morreu em Amesterdão, a 6 de outubro de 2002, de doença prolongada, tendo a idade de 76 anos.

 ver · editar Navegação