Portal:Monarquia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bem-vindo ao Portal da Monarquia


 ver · editar Monarquia

Monarquia é uma forma de governo em que o chefe de Estado mantém-se no cargo até a morte ou a abdicação, sendo normalmente um regime hereditário. O chefe de Estado dessa forma de governação recebe o nome de monarca (Normalmente com o título de Rei ou Rainha) e pode também muitas vezes ser o chefe do governo. A ele, o ofício real de governo, é sobretudo o de reger e coordenar a administração da nação, em vista do bem comum em harmonia social.

O monarca quase nunca deteve poderes ilimitados, como muitas vezes é pensado. Foi num período muito curto que houve monarquias absolutas. Hoje em dia a grande maioria da monarquias são monarquias constitucionais, que lhes dá quase nenhum poder de governação do seu país, que é exercido por um primeiro-ministro.

Apesar da chefia do Estado hereditária ser a característica mais comum das monarquias, existem na história inúmeros casos de monarquias electivas, tais como a do milenar Sacro Império Romano-Germânico, a República das Duas Nações (república aristocrática, precursora da ideia de Monarquia Constitucional), e os atuais Vaticano, Andorra, Camboja, Emirados Árabes Unidos, Kuwait, Malásia, Suazilândia, não sendo consideradas repúblicas.

 ver · editar Artigo selecionado

Imperador (do Latim imperatore) é a designação dada aos soberanos de algumas nações. Aquele que rege um império. O feminino de imperador é imperatriz. Imperadores são geralmente reconhecidos como superiores aos reis em honra. Seu posto pode ser obtido por hereditariedade, ou por força, como num golpe de estado. Além disso, pode ser um posto conferido por eleição de outros soberanos, como no caso do Sacro Império Romano Germânico. No caso de haver uma imperatriz regente, seu marido não recebe título de imperador, sendo chamado simplesmente de consorte. O termo em português para imperador deriva do Latim imperatore (literalmente, "alguém que se prepara contra"; algo como "comandante"). Em alemão, o título Kaiser é usado; em idiomas eslavos, os termos usados são tsar ou czar. Ambos derivam do título romano César. Geralmente, o termo Império designa um estado composto por diferentes nações e nacionalidades, além de um estado nacional comum. Na atualidade o único país que possui um imperador como chefe de estado é o Japão.

 ver · editar Monarca selecionado

Maomé VI de Marrocos (em árabe: محمد السادس) (Rabat, 21 de Agosto de 1963) é rei de Marrocos desde a morte de seu pai Hassan II, em 1999. Como filho mais velho do rei Hassan II de Marrocos e sua esposa, Lalla Latifa Hammou, de uma importante tribo norte-africana, antes de se tornar rei, foi detentor do título de príncipe herdeiro. Ele foi coroado a 23 de Julho de 1999, somente algumas horas depois da morte de seu pai. O jovem rei logo se tornou um modernizador que tem assegurado a legalidade de uma monarquia constitucional, um sistema político que tem vigorado em Marrocos desde a constituição de 1972.

 ver · editar Membro da realeza selecionado

Lady Luísa Windsor (Louise Alice Elizabeth Mary Mountbatten-Windsor; 8 de novembro de 2003) é um membro da família real britânica. Ela é filha do príncipe Eduardo, Conde de Wessex, o filho mais jovem da Rainha Isabel II do Reino Unido, e de Sofia, Condessa de Wessex. Lady Luísa Windsor é a décima na linha de sucessão ao trono britânico, logo atrás de seu irmão menor, Jaime Windsor, Visconde Severn. Legalmente, seu título é Sua Alteza Real a Princesa Luísa de Wessex, mas é referida normalmente apenas como Lady.

 ver · editar Imagens selecionadas
Arquivo →
 ver · editar Sabia que
 ver · editar Consorte selecionado

Masenate Mohato Seeiso (nascida Anna Karabo Motšoeneng; 02 de junho de 1976) é a rainha consorte do Lesoto como esposa do rei Letsie III do Lesoto. Ela foi a primeira pessoa comum na história moderna a se casar com um membro da família real do Lesoto. Desde que se tornou rainha, é patrona de várias instituições de caridade e trabalhou para promover o trabalho de projetos relacionados ao HIV/AIDS.

Ela estudou na Universidade Nacional do Lesoto obtendo bacharelado em ciências.

Masenate e Letsie III casaram-se em 18 de fevereiro de 2000, no Estádio de Setsoto, mesmo aonde o rei havia sido coroado. Foi a primeira vez que um rei do Lesoto se casou com uma plebeia. O casal tem três filhos Princesa Senate, Princesa Masseiso e Príncipe Lerotholi.

 ver · editar Navegação