Linha de sucessão ao trono monegasco

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Mônaco adota o mesmo método de sucessão que a Espanha: a sucessão passa para o descendente varão mais velho do "Príncipe soberano de Mónaco", tendo os descendentes masculinos precedência sobre os do sexo feminino.

A linha de sucessão foi modificada através de mudança constitucional implementada pela principesca Lei 1249, de 2 de abril de 2002, durante o reinado do príncipe Rainier III.

Regras de sucessão[editar | editar código-fonte]

Nos termos da constituição de Mônaco, o filho mais velho do soberano herda o trono, ou a filha mais velha, se não houver filhos. Os herdeiros devem ser fruto de um casamento legal, no civil e religioso. Caso o príncipe reinante morra sem descendência legítima, a sucessão passa para os irmãos do príncipe soberano e seus descendentes legítimos, utilizando-se a mesma preferência e a mesma regra. Se um candidato a sucessor falecer ou renunciar à sucessão, a sucessão, no entanto, passa para os descendentes legítimos do sexo masculino, utilizando a mesma regra de preferência.

O próximo na linha de sucessão é conhecido como o "Príncipe Herdeiro do Mónaco", com o título de S.A.S, sendo que na linha sucessória atual (2023) este título pertence a Jaime, filho do Príncipe Soberano de Mônaco, Alberto II.

Se estas regras não forem suficientes para produzir um herdeiro, um conselho de regência assume o poder até que o Conselho da Coroa escolha um novo príncipe reinante entre os mais distantes descendentes da Casa de Grimaldi. Só pessoas com nacionalidade monegasca são elegíveis. [1]

Atual linha de sucessão[editar | editar código-fonte]

Desde o nascimento dos dois filhos mais novos de Alberto, eles, sendo legítimos, passaram a ocupar os primeiros lugares na linha de sucessão. [2]

Seguem-se na linha de sucessão os filhos legítimos e netos da Princesa Stéphanie: Louis Ducruet e sua filha Victorie e Pauline Ducruet. Camille, terceira filha de Stéphanie, por ser fruto de um relacionamento ilegítimo, não está na linha de sucessão, da mesma forma que Raphael Elmaleh, primeiro filho de Charlotte.

Outros possíveis sucessores[editar | editar código-fonte]

As seguintes nove pessoas, que anteriormente ocupavam os postos entre o décimo e décimo oitavo lugares na linha de sucessão, perderam os seus lugares com a morte do príncipe Rainier III, uma vez que só entram na linha os descendentes diretos, irmãos e sobrinhos do príncipe soberano atual:

  • Christian, Barão de Massy, filho mais velho da princesa Antoinette, primo de Alberto II
  • Brice de Massy, filho mais velho de Christian de Massy, primo de Alberto II
  • Antoine de Massy, filho mais novo de Christian de Massy, primo de Alberto II
  • Laetizia de Massy, filha de Christian de Massy, prima de Alberto II
  • Elisabeth-Anne de Massy, filha da princesa Antoinette, prima de Alberto II
  • Barão Jean-Léonard Taubert-Natta, filho de Elisabeth-Anne de Massy, primo de Alberto II
  • Mélanie de Lusignan, filha de Elisabeth-Anne de Massy, prima de Alberto II
  • Keith Sebastian Knecht, filho do falecido Christine de Massy, prima de Alberto II

Ver também[editar | editar código-fonte]

Notas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Monaco». www.heraldica.org. Consultado em 8 de abril de 2023 
  2. «Príncipe Jacques é o herdeiro ao trono monegasco». Caras. Consultado em 26 de janeiro de 2016