Saltar para o conteúdo

Maria Isabel de Alcântara, Condessa de Iguaçu: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Etiqueta: Espaçamento excessivo
Linha 1: Linha 1:
[[Ficheiro:Condessa de Iguaçu.JPG|thumb|right|200px|A condessa de Iguaçu em retrato de [[Ferdinand Krumholtz]].]]'''Maria Isabel de Alcântara Brasileira''' ([[São Paulo (cidade)|São Paulo]], [[28 de fevereiro]] de [[1830]] – [[Ouro Preto]], [[13 de setembro]] de [[1896]]) foi a terceira filha do imperador [[Dom Pedro I do Brasil]] e de sua [[amante]], [[Domitília de Castro e Canto Melo|Domitília de Castro e Canto Melo, a marquesa de Santos]].Maria Isabel recebeu o mesmo [[nome]] que sua segunda e falecida irmã, a [[duquesa do Ceará]], morta com dois meses de vida em [[1828]].<ref>[http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=142942 D. Maria Isabel de Alcântara Brasileira, 1.ª duquesa de Ceará – GeneAll.net]</ref> Sua irmã mais velha, [[Isabel Maria de Alcântara Brasileira|Isabel Maria]], era titulada como [[duquesa de Goiás]]. Recebeu vastas terras de seu meio-irmão [[Dom Pedro II do Brasil]], dentre elas destacam-se vários pastos e cabeças-de-gado em [[Juiz de Fora]], [[Ouro Preto]], em seus distritos de [[Antônio Pereira]], [[Cachoeira do Campo]], [[Lavras-Novas]] e [[Amarantina]]. Além de terras em [[Congonhas]], [[Moeda]] e [[Mariana]].No dia [[2 de setembro]] de [[1848]], aos dezoito anos, Maria Isabel desposou [[Pedro Caldeira Brant]], [[conde de Iguaçu]], tornando-se sua segunda esposa. Seu marido era filho do [[marquês de Barbacena]]. Pelo seu casamento, Maria Isabel tornou-se a segunda [[Conde de Iguaçu|condessa consorte de Iguaçu]]. O casal teve sete filhos:*[[Isabel dos Santos (filha de Pedro Caldeira Brant, conde de Iguaçu)|Isabel dos Santos]] (1849)*[[Luís de Alcantâra Caldeira Brant]], casado com [[Maria Luísa Pereira de Brito]] *[[Pedro de Alcântara Caldeira Brant]] (1850-1869), casado com [[Maria Luísa Pereira de Brito]], teve:1- '' Ana Clara Pereira de Brito Caldeira Brant (1867-1916)''*[[Deulinda dos Santos]], casada com Claudiano dos Santos, teve:1- ''José Bonifácio dos Santos (1885-1939)''2- ''Antônio Bonifácio dos Santos''3- ''Joaquim Bonifácio dos Santos''4- ''Juventina dos Santos''5- ''Maria dos Santos''*[[Maria Teresa Caldeira Brant]], casada com Charles Collins, teve:1- ''Pedro Carlos Brant Collins''2- ''Francisca Brant Collins''*[[Isabel Maria dos Santos]], casada com [[Antônio Dias Paes Leme]]*[[João Severino de Alcântara Caldeira Brant]]A [[Condessa]] faleceu aos sessenta e seis anos em [[Ouro Preto]].{{referências}}{{Esboço-biografia}}{{DEFAULTSORT:Maria Isabel II Alcantara Brasileira}}[[Categoria:Luso-brasileiros]][[Categoria:Filhos de Pedro I do Brasil]][[Categoria:Mortos em 1896]][[Categoria: Católicos do Brasil]]
[[Ficheiro:Condessa de Iguaçu.JPG|thumb|right|200px|A condessa de Iguaçu em retrato de [[Ferdinand Krumholtz]].]]
'''Maria Isabel de Alcântara Brasileira''' ([[São Paulo (cidade)|São Paulo]], [[28 de fevereiro]] de [[1830]] – [[Ouro Preto]], [[13 de setembro]] de [[1896]]) foi a terceira filha do imperador [[Dom Pedro I do Brasil]] e de sua [[amante]], [[Domitília de Castro e Canto Melo|Domitília de Castro e Canto Melo, a marquesa de Santos]].

Maria Isabel recebeu o mesmo [[nome]] que sua segunda e falecida irmã, a [[duquesa do Ceará]], morta com dois meses de vida em [[1828]].<ref>[http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=142942 D. Maria Isabel de Alcântara Brasileira, 1.ª duquesa de Ceará – GeneAll.net]</ref> Sua irmã mais velha, [[Isabel Maria de Alcântara Brasileira|Isabel Maria]], era titulada como [[duquesa de Goiás]]. Recebeu vastas terras de seu meio-irmão [[Dom Pedro II do Brasil]], dentre elas destacam-se vários pastos e cabeças-de-gado em [[Juiz de Fora]], [[Ouro Preto]], em seus distritos de [[Antônio Pereira]], [[Cachoeira do Campo]], [[Lavras-Novas]] e [[Amarantina]]. Além de terras em [[Congonhas]], [[Moeda]] e [[Mariana]].

No dia [[2 de setembro]] de [[1848]], aos dezoito anos, Maria Isabel desposou [[Pedro Caldeira Brant]], [[conde de Iguaçu]], tornando-se sua segunda esposa. Seu marido era filho do [[marquês de Barbacena]]. Pelo seu casamento, Maria Isabel tornou-se a segunda [[Conde de Iguaçu|condessa consorte de Iguaçu]]. O casal teve sete filhos:

*[[Isabel dos Santos (filha de Pedro Caldeira Brant, conde de Iguaçu)|Isabel dos Santos]] (1849)
*[[Luís de Alcantâra Caldeira Brant]], casado com [[Maria Luísa Pereira de Brito]] (
*[[Pedro de Alcântara Caldeira Brant]] (1850-1869), casado com [[Maria Luísa Pereira de Brito]], teve:
1- '' Ana Clara Pereira de Brito Caldeira Brant (1867-1916)''
*[[Deulinda dos Santos]], casada com Claudiano dos Santos, teve:
1- ''José Bonifácio dos Santos (1885-1939)''
2- ''Antônio Bonifácio dos Santos''
3- ''Joaquim Bonifácio dos Santos''
4- ''Juventina dos Santos''
5- ''Maria dos Santos''
*[[Maria Teresa Caldeira Brant]], casada com Charles Collins, teve:
1- ''Pedro Carlos Brant Collins''
2- ''Francisca Brant Collins''
*[[Isabel Maria dos Santos]], casada com [[Antônio Dias Paes Leme]]
*[[João Severino de Alcântara Caldeira Brant]]

A [[Condessa]] faleceu aos sessenta e seis anos em [[Ouro Preto]].

{{referências}}
{{Esboço-biografia}}

{{DEFAULTSORT:Maria Isabel II Alcantara Brasileira}}
[[Categoria:Luso-brasileiros]]
[[Categoria:Filhos de Pedro I do Brasil]]
[[Categoria:Mortos em 1896]]
[[Categoria: Católicos do Brasil]]

Revisão das 22h01min de 30 de dezembro de 2011

A condessa de Iguaçu em retrato de Ferdinand Krumholtz.

Maria Isabel de Alcântara Brasileira (São Paulo, 28 de fevereiro de 1830Ouro Preto, 13 de setembro de 1896) foi a terceira filha do imperador Dom Pedro I do Brasil e de sua amante, Domitília de Castro e Canto Melo, a marquesa de Santos.Maria Isabel recebeu o mesmo nome que sua segunda e falecida irmã, a duquesa do Ceará, morta com dois meses de vida em 1828.[1] Sua irmã mais velha, Isabel Maria, era titulada como duquesa de Goiás. Recebeu vastas terras de seu meio-irmão Dom Pedro II do Brasil, dentre elas destacam-se vários pastos e cabeças-de-gado em Juiz de Fora, Ouro Preto, em seus distritos de Antônio Pereira, Cachoeira do Campo, Lavras-Novas e Amarantina. Além de terras em Congonhas, Moeda e Mariana.No dia 2 de setembro de 1848, aos dezoito anos, Maria Isabel desposou Pedro Caldeira Brant, conde de Iguaçu, tornando-se sua segunda esposa. Seu marido era filho do marquês de Barbacena. Pelo seu casamento, Maria Isabel tornou-se a segunda condessa consorte de Iguaçu. O casal teve sete filhos:*Isabel dos Santos (1849)*Luís de Alcantâra Caldeira Brant, casado com Maria Luísa Pereira de Brito *Pedro de Alcântara Caldeira Brant (1850-1869), casado com Maria Luísa Pereira de Brito, teve:1- Ana Clara Pereira de Brito Caldeira Brant (1867-1916)*Deulinda dos Santos, casada com Claudiano dos Santos, teve:1- José Bonifácio dos Santos (1885-1939)2- Antônio Bonifácio dos Santos3- Joaquim Bonifácio dos Santos4- Juventina dos Santos5- Maria dos Santos*Maria Teresa Caldeira Brant, casada com Charles Collins, teve:1- Pedro Carlos Brant Collins2- Francisca Brant Collins*Isabel Maria dos Santos, casada com Antônio Dias Paes Leme*João Severino de Alcântara Caldeira BrantA Condessa faleceu aos sessenta e seis anos em Ouro Preto.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.