Mark Breland

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Mark Breland
Mark Breland
Mark Breland (à esquerda) e Serik Konakbayev (à direita), em 2010
Informações pessoais
Categoria Peso-médio
Nacionalidade norte-americano
Data de nasc. 11 de maio de 1963 (60 anos)[1]
Local de nasc. Brooklyn Nova York  Estados Unidos
Cartel
Lutas 39[1]
Vitórias 35[1]
Nocautes 3[1]
Derrotas 3[1]
Empates 1[1]

Mark Breland (11 de maio de 1963, Brooklyn Nova York[1]) é um desportista e ex-pugilista norte-americano. Foi Campeão Mundial americano que ganhou cinco títulos no torneio New York Golden Gloves e uma medalhista de ouro nas Olimpíadas de 1984, em Los Angeles.

Pugilismo amador[editar | editar código-fonte]

Nascido no Brooklyn, Nova York, começou a lutar aos nove anos de idade no edifício em que morava para defender-se. Aos 13 anos, ele entrou no ensino secundário e optou pelo boxe como seu esporte [2].

Ganhou cinco títulos no torneio New York Golden Gloves, tendo sido trinado em uma das oportunidades por Vincent Shomo[3]. Mark Breland acabaria por tornar-se o maior detentor em número de títulos desta competição, superando o próprio Vincent Shomo que tinha quatro títulos[3].

Aos dezoito anos treinava num ginásio da Sumner Avenue, e profissionais de boxe ofereceram enormes somas para ele deixar o esporte amador e assinasse um contrato profissional[2]; recusou essas ofertas, em parte em razão de buscar fazer parte do elenco que iria as Olimpíadas de 1984[2], competição na qual obteria medalha de ouro.

Carreira profissional[editar | editar código-fonte]

Profissionaliza-se em 1984. Em 2 de junho de 1987, Breland ganhou o Título Meio-Médio WBA, da Associação Mundial de Boxe, lutando contra Harold Volbrecht no Trump Plaza Hotel and Casino, em Atlantic City[1]. Após 18 vitórias seguidas obtidas no profissionalismo, Mark Breland perderia o titulo conquistado anteriormente para Marlon Starling, em 22 de agosto de 1887[1]. Em 2 de abril de 1989 recuperaria o título lutando contra Seung-Soon Lee[1].

Posteriormente, Mark Breland defenderia o título em outras bem sucedidas lutas; antes de perdê-lo para Aaron Davis, em 8 de junho de 1990[1]. Em 21 de março de 1997, Breland realizou sua última luta, da qual saiu vencedor, e se aposentou do box[1]. Como treinador de boxe orienta Vernon Forrest, que tornaria-se campeão do mundo em sua modalidade; também treinaria Deontay Wilder, entre outros pugilistas notáveis.

Breland chegou a atuar posteriormente como ator de cinema e televisão.

Referências

  1. a b c d e f g h i j k l «Mark Breland». site BoxRec. Consultado em 23 junho 2019 
  2. a b c NORMAN, Michael (13 de Dezembro de 1981). «Golden Boys Of The Ghetto». jornal The New York Times (em inglês). p. 55. Consultado em 16 de junho de 2019 
  3. a b «Daily News Golden Gloves Hall of Fame: Vince Shomo» (em inglês). jornal Daily News. Consultado em 25 de junho de 2019