Martinho de Araújo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Martinho de Araújo
Levantamento de peso
Nome completo Martinho de Araújo
Nascimento 1973 (46 anos)
Dili, Timor-Leste
Nacionalidade Timor-Leste timorense

Martinho de Araújo (26 de julho de 1973),[1] é um levantador de pesos do Timor-Leste. Ficou conhecido por ter sido o primeiro esportista timorense a competir nas olimpíadas representando seu país. Embora a primeira participação oficial de Timor-Leste numa olimpíada tenha sido nos Jogos Olímpicos de Verão de 2004, Martinho participou de eventos de levantamento de peso nos Jogos de Sydney, quatro anos antes, sob a bandeira branca do COI[2].

Natural de Dili, capital do país, Martinho fugiu de sua casa em 1999 após a declaração da independência de Timor Leste ante a Indonésia, e a violência que se seguiu. Em seguida, ele retornou ao descobrir que seu equipamento de treinamento de levantamento de peso tinha sido roubado ou inutilizados em saques e incêndios criminosos. A fim de continuar a formação, ele "improvisada com varas de metal preso em latas de tinta que tinha sido preenchido com cimento".

Em Sydney, ele levantou 67,5 kg no arranque e 90 kg na prova de arremesso, 257,5 kg no total olímpico, na categoria até 56 kg, terminando em último no evento[3].

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Martinho de Araujo» (em inglês). www.sports-reference.com. Consultado em 16 de junho de 2012 
  2. "South Korean archers hit world mark", CNN, September 16, 2000 Arquivado dezembro 20, 2010 no WebCite
  3. "OLYMPICS; East Timor Athletes Enjoy Independence", New York Times, Janeiro 29, 2012
Olympic rings without rims.svg Este artigo sobre um(a) desportista, integrado ao Projeto Desporto, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.