Matriarch

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Matriarch
Autor(es) Karen Traviss
Idioma Inglês
País  Estados Unidos
Gênero Ficção científica
Série Wess'Har
Editora HarperCollins
Formato Livro de bolso
Lançamento Setembro de 2006
Páginas 387 páginas
ISBN 978-0-06-088231-0
Cronologia
The World Before
Ally

Matriarch é um romance de ficção científica escrito por Karen Traviss e publicado pela HarperCollins em setembro de 2006. É o quarto livro da série Wess'Har, precedido por The World Before e seguido por Ally.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Mohan Rayat e Lindsay Neville foram enviados para o fundo do oceano, após terem sido infectados pelo verme c'naatat em The World Before, para passarem a eternidade vivendo com os bezeri, ajudando-os a se reestruturar. Porém, primeiro os dois devem passar por uma reconstrução celular para permitir que sobrevivam à pressão das profundezas. Ade Bennett e Aras tem o desagradável trabalho de contar a Shan Frankland, seu isan, o que fizeram. Já que Shan se atirou ao espaço sideral para manter c'naatat longe de Rayat e do governo terrestre, ela não se sente feliz ao ouvir que os simbionte foi simplesmente dado a eles. Ela fala para Esganikan dos Eqbas Vorhi sobre os acontecimentos e ela concorda em tomar precauções contra o verme se espalhar.

Neville e Rayat são pessoas diferentes, literalmente. Eles desenvolveram guelras e podem explorar seus redores utilizando o sonar. Os bezeri colocaram os dois para trabalhar recuperando mapas de uma área contaminada na qual não podem entrar. Rayat deseja adquirir a habilidade de bioluminescência que Shan possui para poder se comunicar com os bezeri sem necessitar da lanterna tradutora. Shan adquiriu essa habilidade em um encontro anterior e o passou à frente para Ade. Ele, em troca, teria passado para Rayat e Neville quando os infectou, porém essa habilidade nunca se manifestou. Para ativar essa habilidade, Rayat pede por células dos bezeri. A matriarca do grupo traz o corpo de um jovem que havia morrido recentemente, Rayat e Lindsay então colocam um pouco tecido e sangue do corpo em suas correntes sanguíneas.

Ade, Shan e Eddie se juntaram aos Eqbas para visitar Umeh. Enquanto estão lá, Shan e Ade finalmente consumem sua relação. Os Eqbas pela "Borda Marítima", um estado vizinho de Jejeno, porém o ataque não causa dano algum aos Eqbas, que retaliam com rapidez ao destruir a maior parte da longínqua cidade de Buyg. Todos fazem uma viagem nos navios Eqbas para visitar aquela cidade e determinar se estão dispostos a cooperar. A Borda Marítima responde com violência inefetiva, que é respondida com ataques dos Eqbas. Ade nota que sua bioluminescência e a de Shan parece responder às luzes um do outro. Ele acha que existe a possibilidade de que c'naatat possui senciência e está se comunicando. Os outros não querem acredita nessa possibilidade, então tentam esquecer do assunto. Shan chama Aras para avisar que estão voltando para Wess'ej e descobrem que Vijissi, que foi atirado ao espaço com Shan pois se recusou a abandoná-la, foi encontrado e está vivo-infectado com c'naatat.

Ícone de esboço Este artigo sobre um livro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.