Matthew Goode

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Matthew Goode
Nascimento 3 de abril de 1978 (39 anos)
Exeter, Inglaterra
IMDb: (inglês)

Matthew William Goode (Exeter, Inglaterra, 3 de abril de 1978) é um ator britânico. Goode teve o seu primeiro papel de destaque na comédia romântica Chasing Liberty de 2004, filme que lhe valeu uma nomeação para os Teen Choice Awards. Nos anos seguintes teve papéis secundários em filmes como Match Point (2005) de Woody Allen, na comédia Me and You (2006) e no drama de época Copying Beethoven (2006). Em 2008 recebeu elogios da crítica pelo seu desempenho no filme Brideshead Revisited e em 2009 interpretou o vilão no filme Watchmen.

Desde então, Goode participou em filmes como A Single Man (2009), Cemetery Junction (2010), Stoker (2013), Belle (2013), The Imitation Game (2014) e Self/less (2015). Goode tem também uma carreira prolífica na televisão com papéis em séries como Downton Abbey, onde interpretou Henry Talbot; The Good Wife, onde interpretou Finley "Finn" Polmar e The Crown, onde interpretou Antony Armstrong-Jones, o marido da princesa Margarida do Reino Unido. Foi ainda protagonista da série Dancing on the Edge e o seu papel valeu-lhe uma nomeação para os Satellite Awards.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Matthew Goode nasceu em Exeter, Devon, filho de um geologista e de uma enfermeira e encenadora amadora. Goode é o mais novo de cinco filhos: tem um irmão, dois meios-irmãos e uma meia-irmã.[1] O ator cresceu na aldeia de Clyst St. Mary e frequentou a Exeter School, uma escola independente em Exeter. Após terminar uma licenciatura em Representação na Universidade de Birmingham, ingressou na Webber Douglas Academy of Art em Londres.[2]

Goode é casado com Sophie Dymoke desde 2007. O casal tem duas filhas e um filho.[3]

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Matthew Goode
Ícone de esboço Este artigo sobre um ator é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. Ouzounian, Richard (8 de setembro de 2011). «The Big Interview: Matthew Goode is burning his way to the top». The Toronto Star (em inglês). ISSN 0319-0781 
  2. Jones, Alison (8 de fevereiro de 2010). «Actor Matthew Goode tells of love for Birmingham». birminghammail 
  3. «The lowdown on Matthew Goode, who plays Lord Snowdon in The Crown». The Sun (em inglês). 8 de dezembro de 2017