Megalonyx

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde fevereiro de 2013).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Como ler uma caixa taxonómicaMegalonyx
Esqueleto de Megalonyx wheatleyi

Esqueleto de Megalonyx wheatleyi
Estado de conservação
Extinta (fóssil)
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Pilosa
Família: Megalonychidae
Género: Megalonyx
Jefferson, 1799
Species

Megalonyx é um gênero extinto constituído de algumas espécies de preguiças-gigantes que viveram na América do Sul, 12 mil anos atrás, durante o Pleistoceno. Semelhante ao gênero Glossotherium, o tamanho dessas preguiças era igual ao de um boi.

Todas as preguiças-gigantes são mamíferos pré-históricos extintos. As do gênero Megalonyx eram mais ágeis do que seus parentes norte-americanos, por possuirem pernas mais longas, que as ajudavam a ficar o dia inteiro comendo folhas de várias árvores e arbustos, em grandes quantidades, utilizando sua comprida língua para conseguir pegá-las e manejando os galhos com suas garras, que eram grande e fortes.

As espécies de Megalonyx eram parentes dos gigantes Megatherium que migraram da América do Sul para a América do Norte no período Terciário. Eram criaturas pacíficas e muitos predadores pleistocênicos acabavam por atacá-los, por sua enorme quantidade de carne, embora pudessem se defender muito bem em um combate corpo a corpo, pois sua forte patada poderia fazer um enorme estrago em inimigos como os tigres-dentes-de-sabre, lobos-gigantes, pumas, onças-pintadas, ursos-de-cara-achatada, leões americanos, marsupiais carnívoros (como o Thilacosmilus) e os caçadores humanos paleoameríndios, que podem ter contribuído para a extinção da espécie. Foi descoberta em 1855.

Dados do Mamífero
Nome Comum: Megalonyx
Nome Científico: Megalonyx jeffersonii
Época: Pleistoceno
Local onde viveu: Américas do Norte
Peso: Cerca de 1 ton.
Tamanho: 1,7m de altura e 3m de comprimento
Alimentação: Herbívora

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre Mamíferos pré-históricos, integrado ao WikiProjeto Mamíferos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.