Megalonyx

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Como ler uma infocaixa de taxonomiaMegalonyx
Esqueleto de Megalonyx wheatleyi
Esqueleto de Megalonyx wheatleyi
Estado de conservação
Extinta (fóssil)
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Pilosa
Família: Megalonychidae
Gênero: Megalonyx
Species

Megalonyx é um gênero extinto constituído de algumas espécies de preguiças-gigantes que viveram na América do Sul, doze mil anos atrás, durante o Pleistoceno. Semelhante ao gênero Glossotherium, o tamanho dessas preguiças era igual ao de um boi.

Todas as preguiças-gigantes são mamíferos pré-históricos extintos. As do gênero Megalonyx eram mais ágeis do que seus parentes norte-americanos, por possuirem pernas mais longas, que as ajudavam a ficar o dia inteiro comendo folhas de várias árvores e arbustos, em grandes quantidades, utilizando sua comprida língua para conseguir pegá-las e manejando os galhos com suas garras, que eram grande e fortes.

As espécies de Megalonyx eram parentes dos gigantes Megatherium que migraram da América do Sul para a América do Norte no período Terciário. Eram criaturas pacíficas e muitos predadores pleistocênicos acabavam por atacá-los, por sua enorme quantidade de carne, embora pudessem se defender muito bem em um combate corpo a corpo, pois sua forte patada poderia fazer um enorme estrago em inimigos como os tigres-dentes-de-sabre, lobos-gigantes, pumas, onças-pintadas, ursos-de-cara-achatada, leões americanos, marsupiais carnívoros (como o Thilacosmilus) e os caçadores humanos paleoameríndios, que podem ter contribuído para a extinção da espécie. Foi descoberta em 1855.

Dados do Mamífero
Nome Comum: Megalonyx
Nome Científico: Megalonyx jeffersonii
Época: Pleistoceno
Local onde viveu: Américas do Norte
Peso: Cerca de 1 ton.
Tamanho: 1,7m de altura e 3m de comprimento
Alimentação: Herbívora

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre Mamíferos pré-históricos, integrado ao WikiProjeto Mamíferos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.