Megatério

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Megatherium americanum)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde Dezembro de 2008). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Como ler uma infocaixa de taxonomiaMegatério
Ocorrência: Plioceno superior ao Pleistoceno superior
Megatherum DB.jpg
Estado de conservação
Pré-histórica
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Xenarthra
Família: Megatheriidae
Género: Megatherium
Espécie: M. americanum
Cuvier, 1796

O megatherium (ou em português, megatério), cujo nome significa "Besta gigante", era uma preguiça gigantesca que viveu do Plioceno até o Pleistoceno[1], há aproximadamente 20 mil anos, nas Américas do Sul e do Norte. Era do tamanho de um elefante de porte médio e comia folhas como tal, em enormes quantidades. Passava o dia todo comendo folhas de árvores e arbustos, utilizando sua língua comprida para obtê-las e manejando os galhos com suas garras que eram grandes e fortes.

Apesar de enormes os Megatérios eram criaturas pacíficas e muitos predadores pleistocênicos deviam atacá-los pela enorme quantidade de carne que elas podiam fornecer e por não serem velozes evitando desperdício de energia na perseguição. No entanto, podiam se defender muito bem no combate corpo a corpo, pois eram muito fortes e uma patada de um Megatherium deveria fazer um bom estrago no adversário. Entre esses predadores estavam os tigres-dentes-de-sabre, os ursos das cavernas, grandes felinos pleistocênicos, lobos, enormes marsupiais carnívoros e aquele que acredita-se ter extinguido essa espécie, o Homo sapiens.

Dados do Mamífero
Nome Comum: Megatherium
Nome Científico: Megatherium americanum
Época: Pleistoceno
Local onde viveu: Américas do Sul e do Norte
Peso: Cerca de 4 ton
Tamanho: 4m de altura quando se erguia nas patas de traseiras
Alimentação: Herbívora
Megatherium.jpg

Ver também[editar | editar código-fonte]

  • megatério in Dicionário infopédia da Língua Portuguesa [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2018. [consult. 2018-07-08 04:41:42]. Disponível na Internet: https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/megatério