MenuetOS

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
MenuetOS

Captura de tela do MenuetOS 0.77
Produção Ville Mikael Turjanmaa
Linguagem assembly
Modelo Código aberto (32-bit) e Código fechado (64-bit)
Versão estável
  • 0.85b (32-bit) / 15 de junho de 2010; há 13 anos
  • 1.40.50 (64-bit) / 25 de fevereiro de 2022; há 2 anos
Núcleo Núcleo monolítico
Licença GPL (32-bit) e Proprietário [1] (64-bit)
Página oficial www.MenuetOS.net
Estado de desenvolvimento
corrente, Beta

MenuetOS é um sistema operacional para computadores pessoais de 32 bits ou 64 bits totalmente escrito em assembly. É capaz de caber em um único disquete e foi originalmente concebido por Ville Mikael Turjanmaa.

Foi originalmente licenciado sob a GPL, e a versão para IA-32 continua a sê-lo. Tem capacidades multitarefa, possui interface gráfica de até 16 milhões de cores em 1280x1024 pixels, editor e montador de Assembly (o flat assembler), suporte para ethernet, servidor HTTP, MP3 e de e-mail. Ele tem suporte a periféricos USB 2.0 e suporta o sistemas de arquivos FAT32. O jogo Quake pode rodar no MenuetOS.

O foco principal do Menuet é um ambiente de programação fácil em assembly, mas é possível executar programas escritos em linguagem de programação de alto nível sobre o núcleo assembler. O maior esforço foi o suporte a linguagem de alto nível foi o trabalho de Jarek Pelczar's em portar a biblioteca padrão do C (também conhecida como libc) para o MenuetOS.

Foi desenvolvida também uma versão para a arquitetura AMD64, o Menuet64. Contudo, essa versão não foi disponibilizada sob a GPL, mas sim sob uma licença proprietária.

Versões[editar | editar código-fonte]

32-bit[editar | editar código-fonte]

É distribuida sob a licença GPL assim como a maioria de seus aplicativos.

64-bit[editar | editar código-fonte]

A distribuição 64 bits faz uso de uma licença proprietária. Dessa forma é distribuida gratuitamente mas sem o código fonte.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre software é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.