Mfanasibili de Essuatíni

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Príncipe Mfanasibili da Suazilândia (193815 de março de 2016[1]) foi o filho do príncipe Makhosikhosi que era irmão do Rei Sobhuza II. Ele era um ministro do gabinete durante o reinado de Sobhuza II e tornou-se um poderoso membro do conselho Liqoqo durante a regência posterior (1983–1986). Ele orquestrou a remoção da rainha Dzeliwe Shongwe como regente e viu que a rainha-mãe Indlovukazi Ntombi la Tfwala a substituiu. Depois que o príncipe Makhosetive se instalou no trono, Mfanasibili foi condenado a sete anos de prisão por "derrotar os fins da justiça" em suas ações durante a regência.[2] Mfanasibili mais tarde recebeu um perdão real.

No início de 2000, ele revelou a toda a nação Swazi o seu lado da história na televisão nacional. Após sua entrevista exclusiva com as pessoas na Suazilândia, alguns opinaram a favor sobre terem removido Dzeliwe, enquanto outros, principalmente aqueles que ainda apoiam a facção do príncipe Gabheni permaneceram céticos. Mfanasibili vivia com sua esposa e filhos em Manzini, Suazilândia, onde também atuava no conselho de cidade, e cumpria as suas funções em nome da família real. Era ainda muito ativo na política suazilandesa e seus artigos foram usados ​​e apresentados semanalmente na revista The Sunday Times.

Referências

  1. Dlamini, Thembeka (17 de março de 2016). «Prince Mfanasibili dies …to be buried on Sunday» (em inglês). The Swazi Observer 
  2. Smith, William E. (7 de setembro de 1987). «Swaziland In the Kingdom of Fire Eyes» (em inglês). Time 
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.