Miconia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaMiconia
Starr Miconia calvescens0.jpg

Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Myrtales
Família: Melastomataceae
Género: Miconia

Miconia é um género botânico pertencente à família Melastomataceae. É nativa de regiões tropicais e temperadas da América. Apresenta-se normalmente como arbustos ou árvores de tamanho pequeno a médio e até 15 m de altura. O gênero foi nomeado em homenagem ao médico e botânico catalão Francesc Micó.[1]

Várias das espécies sofrem com a destruição de seu habitat nativo, e acredita-se que algumas já estejam no limiar da extinção. Por outro lado, M. calvescens tornou-se uma espécie invasora em algumas ilhas do Pacífico onde foi introduzida como ornamentação, entre as quais o Havaí e Taiti. Ela recebeu as alcunhas de "praga púrpura", pelo fato de o dorso das folhas ser desta cor, e "câncer verde", por proliferar muito rapidamente e por levar à morte a vegetação nativa ao encobri-la com suas enormes folhas.

A fruta da Miconia é um dos alimentos prediletos dos pássaros, que funcionam como vetores de difusão das suas minúsculas sementes. As folhas de algumas espécias são apreciadas por lagartas do gênero Hedylidae.

Lista incompleta de espécies[editar | editar código-fonte]

M. albicans
M. fallax

Referências

  1. Quattrocchi, Umberto. CRC World Dictionary of Plant Names. [S.l.]: CRC Press, 2000. p. 1676. vol. III M-Q A-C. ISBN 978-0-8493-2677-6
Ícone de esboço Este artigo sobre rosídeas, integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.