Miercurea Sibiului

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Romênia Miercurea Sibiului

Reußmarkt • Reismuert • Szerdahely

 
  Cidade  
Centro histórico de Miercurea Sibiului
Centro histórico de Miercurea Sibiului
Símbolos
Brasão de armas de Miercurea Sibiului
Brasão de armas
Localização
Miercurea Sibiului está localizado em: Roménia
Miercurea Sibiului
Localização de Miercurea Sibiului na Romênia
Coordenadas 45° 53' N 23° 47' E
Região histórica Transilvânia
Distrito Sibiu
Características geográficas
Área total 85,1 km²
População total (2011) 3 792 hab.
Densidade 44,6 hab./km²

Miercurea Sibiului (em alemão: Reußmarkt ou Reissmarkt; em dialeto saxão transilvano: Reismuert; em húngaro: Szerdahely ou Szászszerdahely) é uma cidade na parte ocidental do distrito) de Sibiu, na região histórica da Transilvânia, Roménia, situada 34 km a oeste de Sibiu. Tem 85,12 km² de área e em 2011 tinha 3 792 habitantes (densidade: 44,6 hab./km²).[1]

É uma das localidades classificadas administrativamente como cidades (oraș) mais pequenas da Roménia. A cidade administra duas aldeias: Apoldu de Sus (em alemão: Großpold; em húngaro: Nagyapold) e Dobârca (Dobring; Doborka) e uma estância termal, situada a cinco quilómetros de distância.

Descrição[editar | editar código-fonte]

A cidade situa-se numa depressão formada pelo rio Secaș, na área de transição entre o Planalto Transilvano e a serra de Cindrel (ou montes Cibin), um maciço montanhoso do grupo dos montes Parâng dos Cárpatos Meridionais.

Desde o século XII ou XIII que cidade passou a ser habitada por saxões da Transilvânia e em 1355 tornou-se uma das principais sete cidades saxãs da região de Sibiu. Segundo o censo de 2011, 83,1% dos residentes eram romenos, 14,7% ciganos e 1,9% etnicamente alemães (saxões).

Notas e referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Rezultatele finale ale Recensământului din 2011: Tab8. Populația stabilă după etnie – județe, municipii, orașe, comune» (em romeno). Institutul National de Statistica. www.recensamantromania.ro. Consultado em 26 de março de 2018