Miguel de Montenegro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Michael Petrović-Njegoš
Miguel de Montenegro
Pretendente ao Trono de Montenegro
Reinado 7 de março de 1921
a 24 de março de 1986
Predecessor Danilo de Montenegro
Sucessor Nicolau de Montenegro
 
Nascimento 14 de setembro de 1908
  Podgorica, Principado do Montenegro
Morte 24 de março de 1986 (77 anos)
  Paris, França
Sepultado em Cemitério sérvio perto de Orly, Val-de-Marne, França.[1]
Cônjuge Geneviève Prigent
Descendência Príncipe Nicolau de Montenegro
Casa Petrović-Njegoš
Pai Mirko de Montenegro
Mãe Natalija Konstantinovic
Brasão

Príncipe Miguel Petrović-Njegos de Montenegro (Podgorica, 14 de setembro de 1908 - Paris, 24 de março de 1986) foi o terceiro (porém mais velho sobrevivente) filho do Príncipe Mirko de Montenegro, Grande Voivoda de Grahovo e Zeta (1879-1918) e Natalija Konstantinović, prima de Aleksandar Obrenović da Sérvia. Era pretendente ao trono de Montenegro, mantendo o título de Grande Duque de Grahovo e Zeta, em sucessão a seu pai. Nicolau I de Montenegro foi o avô de Miguel.

Miguel tinha reconhecido e admitido a unificação de Montenegro com a Sérvia, renunciando ao trono. Na Segunda Guerra Mundial, ele foi mantido prisioneiro pelos nazistas após se recusar a assumir o trono de um Estado fantoche estabelecido pelas forças do Eixo. Durante o período do comunismo, foi um membro ativo da organização revolucionária na diáspora sérvia e um ativista diplomático contra a ditadura comunista do Marechal Tito.[1] Também foi membro do Conselho da Coroa do Rei Pedro II da Iugoslávia.

Referências

  1. a b «Biografia do Príncipe Miguel Petrović-Njegos» (em inglês). Montenegro - Canada. Consultado em 30 de abril de 2016