Saltar para o conteúdo

Milagre eucarístico de Lanciano: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Addbot (discussão | contribs)
m A migrar 5 interwikis, agora providenciados por Wikidata em d:q11057721
Linha 1: Linha 1:
[[Imagem:Miracolo Eucaristico di Lanciano - foto dal vivo.JPG|thumb|right|300px|Custódia de prata que guarda a carne, e Cálice de cristal que guarda o sangue transmutados no milagre.]]
[[Imagem:Miracolo Eucaristico di Lanciano - foto dal vivo.JPG|thumb|right|300px|Custódia de prata que guarda a carne, e Cálice de cristal que guarda o sangue transmutados no milagre.]]
O '''Milagre Eucarístico de Lanciano''' ocorrido no [[século VIII]], na cidade [[Itália|italiana]] de [[Lanciano]], antigamente chamada de "Anciano", foi a inexplicável e extraordinária transformação da [[hóstia]] em carne humana e do [[vinho]] em [[sangue]] humano, durante uma [[Missa|celebração litúrgica católica]]<ref> Quevedo, Oscar G.(Padre Quevedo),OS MILAGRES E A CIÊNCIA, Edições Loyola, 2° edição, 2000, cap.1 "Em ciência, naturalismo"</ref><ref>[http://www.cicap.org/new/articolo.php?id=272863 Inquerito cinetifico do CICAP]. Comité Italiano para o Controle de Alegações do Paranormais. 22 de fevereiro de 2006</ref>, sendo reconhecido como milagre pela [[Igreja Católica Apostólica Romana]] em [[1574]] e por diversos estudos científicos.<ref>[http://www.zenit.org/article-12933?l=english PHYSICIAN TELLS OF EUCHARISTIC MIRACLE OF LANCIANO]Zenit, agência de noticias católica. 05 de maio de 2005</ref><ref>[http://www.gazetadopovo.com.br/blog/tubodeensaio/?id=960241 Gazeta do Povo]. Marcio Antonio Campos, 04 de janeiro de 2010</ref>
O falso '''Milagre Eucarístico de Lanciano''' ocorrido no [[século VIII]], na cidade [[Itália|italiana]] de [[Lanciano]], antigamente chamada de "Anciano", foi a inexplicável e extraordinária transformação da [[hóstia]] em carne humana e do [[vinho]] em [[sangue]] humano, durante uma [[Missa|celebração litúrgica católica]]<ref> Quevedo, Oscar G.(Padre Quevedo),OS MILAGRES E A CIÊNCIA, Edições Loyola, 2° edição, 2000, cap.1 "Em ciência, naturalismo"</ref><ref>[http://www.cicap.org/new/articolo.php?id=272863 Inquerito cinetifico do CICAP]. Comité Italiano para o Controle de Alegações do Paranormais. 22 de fevereiro de 2006</ref>, sendo reconhecido como milagre pela [[Igreja Católica Apostólica Romana]] em [[1574]] e por diversos estudos científicos.<ref>[http://www.zenit.org/article-12933?l=english PHYSICIAN TELLS OF EUCHARISTIC MIRACLE OF LANCIANO]Zenit, agência de noticias católica. 05 de maio de 2005</ref><ref>[http://www.gazetadopovo.com.br/blog/tubodeensaio/?id=960241 Gazeta do Povo]. Marcio Antonio Campos, 04 de janeiro de 2010</ref>





Revisão das 20h24min de 23 de maio de 2013

Custódia de prata que guarda a carne, e Cálice de cristal que guarda o sangue transmutados no milagre.

O falso Milagre Eucarístico de Lanciano ocorrido no século VIII, na cidade italiana de Lanciano, antigamente chamada de "Anciano", foi a inexplicável e extraordinária transformação da hóstia em carne humana e do vinho em sangue humano, durante uma celebração litúrgica católica[1][2], sendo reconhecido como milagre pela Igreja Católica Apostólica Romana em 1574 e por diversos estudos científicos.[3][4]


Relato

Tradição coloca o fato de em cerca de 700[5] d.C., com base em algumas evidências históricas, podemos assumir uma data entre 730 e 750 d.C; É, portanto, o mais antigo milagre eucarístico entre os reconhecidos pela Igreja Católica. Os mais antigos registros escritos conhecido de um milagre, no entanto, remonta a 1586. Viviam no mosteiro de São Legoziano e Domiciano os monges de São Basílio. Um deles, que se sentia atormentado pela dúvida na crença católica da transubstanciação, segundo a tradição, durante uma missa, viu a hóstia, no momento do ato da consagração, converter-se em carne viva e o vinho em sangue vivo[6].

Em séculos posteriores, a igreja dos Santos Legonziano e Domiciano passou aos monges bizantinos beneditinos , depois para a franciscanos , que em 1252 começou a construção de uma nova igreja dedicada a São Francisco , sobre outra já existente. Eles viveram lá até o tempo de Napoleão , quando foram expulsos. Cerca de 150 anos mais tarde, eles regressaram e vive lá até hoje.

A Hóstia-carne permaneceu conservada, apresentando uma coloração ligeiramente escura, tornado-se rósea se iluminada pelo lado oposto,com uma aparência fibrosa; o sangue-vinho era de cor terrosa, entre amarelo e o ocre, coagulado em cinco fragmentos de formas e tamanhos diferentes. Inicialmente essas relíquias foram conservadas num tabernáculo de marfim e, a partir de 1713, até hoje, passaram a ser guardadas numa ostensório de prata, e o sangue, num cálice de cristal.

Reconhecimento e Comprovação

Documentação de reconhecimento científico do fenômeno

A partir de 1574, aos reconhecimentos eclesiásticos do milagre, acrescentaram-se pronunciamentos científicos. Em novembro de 1970 os Frades Menores Conventuais, sob cuja responsabilidade se encontravam as substâncias, submeteram-nas a análise científica[7] que foi confiada aos Dr. Odoardo Linoli,[8] Chefe de Serviço dos Hospitais Reunidos de Arezzo e Livre Docente de Anatomia e de Histologia Patológica e de Química e Microscopia Clínica e ao professor Ruggero Bertelli, emérito de Economia na Universidade de Siena. [9]

Após uma série de análises e constatações, o parecer foi publicado em "Quaderni Sclavo di diagnostica clinica e di laboratório", 1971, fasc. 3, Grafiche Meini, Siena, afirmando tratar-se de um milagre comprovado e inexplicável[10][11] , o documento diz ainda:

  • A carne é carne verdadeira.
  • O sangue é sangue verdadeiro.
  • A carne seria do tecido muscular do coração (contém, em seção, o miocárdio, endocárdio, o nervo vago e, no considerável espessor do miocárdio, o ventrículo cardíaco esquerdo).
  • A carne e o sangue seriam do mesmo tipo sangüíneo (AB) e pertencem à espécie humana.
  • No sangue teriam sido encontrados, além das proteínas normais, os minerais cloreto, fósforo, magnésio, potássio, sódio e cálcio. As proteínas observadas no sangue teriam sido encontradas normalmente fracionadas em percentagem a respeito da situação seroproteínica do sangue vivo normal. Ou, seja, é sangue de uma pessoa viva.
  • A conservação da carne e do sangue, deixados em estado natural por doze séculos e expostos à ação de agentes físicos, atmosféricos e biológicos constituiria um fenômeno extraordinário.
  • Outro fato interessante é que os cinco fragmentos, ao serem pesados têm exatamente o mesmo peso, não importa a combinação com que se pese. Por exemplo, tanto faz pesar um, dois ou todos fragmentos juntos, eles têm o mesmo peso.

Supõe-se que o sangue "AB" é o tipo de sangue encontrado no Santo Sudário. Este tipo de sangue é muito comum no povo Judeu, em Israel[12].

O Milagre Eucarístico de Lanciano é considerado um dos mais famosos milagres eucarísticos relatados pela Igreja Católica, porém não é o único: aproximadamente 130 milagres eucarísticos foram relatados. Conta-se que na cidade de Cássia, na Itália também já aconteceu um fenômeno parecido.

Galeria de fotos e documentos

  • CRUZ, Joan Carroll, OCDS. Eucharistic Miracles, TAN Books and Publishers, Inc, 1987. ISBN 0-89555-303-1
  • NASUTI, Nicola, OFM Conv. The Eucharistic Miracle of Lanciano: Historical, teological, scientific, and phtographic documentation. 2005. ISBN 83-85647-25-2

Referências

  1. Quevedo, Oscar G.(Padre Quevedo),OS MILAGRES E A CIÊNCIA, Edições Loyola, 2° edição, 2000, cap.1 "Em ciência, naturalismo"
  2. Inquerito cinetifico do CICAP. Comité Italiano para o Controle de Alegações do Paranormais. 22 de fevereiro de 2006
  3. PHYSICIAN TELLS OF EUCHARISTIC MIRACLE OF LANCIANOZenit, agência de noticias católica. 05 de maio de 2005
  4. Gazeta do Povo. Marcio Antonio Campos, 04 de janeiro de 2010
  5. Silvio Di Mauro De Filippis e Giancroce Delfico, Guia através do Santuário do Milagre Eucarístico de Lanciano , Lanciano Smela Edições (2006), ISBN 88-87316-08-2
  6. VEIGA, Alfredo César da, Cura pela Eucaristia, Edições Loyola, cap 1 "e o verbo se fez carne", pagina 17
  7. Gazeta do Povo. Marcio Antonio Campos, 04 de janeiro de 2010
  8. O. Linoli, Pesquisa histológicos, imunológicos e bioquímicos em carne e sangue do Milagre Eucarístico de Lanciano, Quaderni Sclavo Diagnostics 7, 661-674 (1971), reeditado pelas Edições Smela, Lanciano.
  9. Curriculum Vitae do Prof. Ruggero Bertelli publicado no site da Università di Siena
  10. PHYSICIAN TELLS OF EUCHARISTIC MIRACLE OF LANCIANOZenit, agência de noticias católica. 05 de maio de 2005
  11. Gazeta do Povo. Marcio Antonio Campos, 04 de janeiro de 2010
  12. Serviços de sangue em Israel

Ver também

Ligações externas