Miles Davis Quintet

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Miles Davis Quintet (Quinteto de Miles Davis), foi um quinteto de jazz, formado em 1955, por Miles Davis. O quinteto era composto por John Coltrane (saxofone tenor), Red Garland (piano), Paul Chambers (contrabaixo), Philly Joe Jones (bateria) e Miles Davis (trompete). Embora à data da sua formação a maioria dos seus membros fossem desconhecidos, para o público em geral, aqueles tornaram-se nomes importantes no mundo do jazz.

No início de 1955, Miles Davis tinha deixado de tomar heroína, e é neste ano que interpreta a sua versão de Round Midnight, um standard do jazz, de Thelonious Monk, no Festival de Jazz de Newport. É contratado pela Columbia Records, o que lhe permitirá formar uma banda.

No entanto, Miles tinha um contrato com a editora Prestige Records, que o obrigava a gravar mais quatro trabalhos; e, entre 1955 e 1956, acabaria por gravar cinco, em apenas dois dias, em Maio de 1956, por Rudy Van Gelder.

Devido ao consumo de drogas, a formação do grupo sofreu diversas alterações, levando a que Miles Davis abandonasse o quinteto em 1957.

O grupo continuou a trabalhar com Davis nos anos seguintes, gravando o álbum Milestones, em 1958, que também incluía a participação de Cannonball Adderley, no saxofone alto. Embora o grupo nunca mais tenha trabalhado junto como quinteto, Paul Chambers, John Coltrane, e Cannonball Adderley continuariam a gravar com Miles Davis, até 1959. Um dos álbuns mais marcantes de Davis, e da música jazz, Kind of Blue, seria gravado neste ano.

O Miles Davis Quintet é habitualmente designado como o primeiro grande quinteto de Davis, para o distinguir do seguinte, entre 1964-1968, formado por of Herbie Hancock (piano), Ron Carter (contrabaixo), Tony Williams (bateria) e Wayne Shorter (saxofone tenor).

Álbuns[editar | editar código-fonte]

  • The New Miles Davis Quintet (1955)
  • Relaxin' with the Miles Davis Quintet (1956)
  • Cookin' with the Miles Davis Quintet (1956)
  • Workin' with the Miles Davis Quintet (1959)
  • Steamin' with the Miles Davis Quintet (1961)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]