Militello in Val di Catania

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Itália Militello in Val di Catania 
  Comuna  
Militello. Chiesa ex Convento San Domenico sec. XVII-XVIII.JPG
Map of comune of Militello in Val di Catania (province of Catania, region Sicily, Italy).svg
Militello in Val di Catania está localizado em: Itália
Militello in Val di Catania
Localização de Militello in Val di Catania na Itália
Coordenadas 37° 17' N 14° 47' E
Região Flag of Sicily.svg Sicília
Província Catânia
Área
- Total 62 km²
Altitude 413 m
População
 - Total 8 193
    • Densidade 132 hab./km²
Outros dados
Comunas limítrofes Francofonte (SR), Lentini (SR), Mineo, Palagonia, Scordia, Vizzini
Código ISTAT 087025
Código postal 95043
Prefixo telefônico 095
Website www.comunemilitello.it

Militello in Val di Catania (Militeddu em Siciliano), até 1862 chamado Militello in Val di Noto, é uma cidade italiana de 7.282 habitantes pertencente a província de Catania, na Sicilia. Estende-se por uma área de 62 km², tendo uma densidade populacional de 132 hab/km². Faz fronteira com Francofonte (SR), Lentini (SR), Mineo, Palagonia, Scordia, Vizzini.[1][2][3]

Seus habitantes são chamados de militelessi (antigamente chamados de "militellani").

A cidade possui muitas igrejas, museus, ex monastérios, palácios e fontes. Devido ao grande valor de seu patrimônio monumental, em 2002 foi inserida junto com outras sete cidades barrocas antigas de Val di Noto, na lista dos locas declarados pela UNESCO como patrimônio da Humanidade.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Militello in Val di Catania se encontra nas camadas extremas do monte Iblei, a 45 km de distânca de Catania e 38 km de Caltagirone a qual é ligada pela estrada estadual 385. Outra estrada estatal que permite acesso a Militello são as: SS 417 (Catania-Gela), a SS 124 (Siracusana) e a SS 194/514 (Ragusana) a qual é conectada por estradas provinciais. Também é possível chegar a Militello de trem pela estação de trem homônima, situada na periferia norte da cidade.

Geologia[editar | editar código-fonte]

A cidade de Militello se encontra quase ao limite da Avanfossa Gela-Catana, observável na zona da Palagonia, a uma altura de 413 metros. O substrato pelo qual se encontra é o calcário e pertence ao domínio de Avampaese Ibleo. Além disso, as lavas basálticas quaternárias frequentemente referindo-se às efusões submarinas devidas aos Avampes sob a cadeia do Magrebe, são frequentemente encontradas em afloramento. As "pillows lava" o "lava a cuscini" são observáveis na entrada sul de Militello.

História de Militello[editar | editar código-fonte]

Apesar das evidências arqueológicas, numerosas são as hipóteses da fundação da cidade, e algumas se tornaram verdadeiras lendas. A mas conhecida de todas, embora não existam provas documentais, é a do escritor Pietro Carrera (1573-1647), que relata a fundação da Miltello no tempo dos Romanos: as tropas do Cônsul Marco Claudio Marcello, durante o cerco de Siracusa de 212 a.C., para escapar da epidemia da Malária, esta tropa então procurou um lugar mais seguro para acampar-se, encontrando a aproximadamente trinta milhas da costa um planalto saudável e de águas claras. Assim foi fundada a colônia de "Militum Tellus" (terra de soldados) que recebeu o nome dado. Mais provavelmente, como importantes provas monumentais (resto de uma torre normanda) e provas diplomáticas (uma provisão eclesiástica de Roger II, o Grande Conde da Sicília e da Calábria, do ano 1115), a origem da cidade hoje é para ser política de controle territorial empreendida pelos normandos no final da conquista da Sicília (no final do século XI). Portanto, o topônimo latim-medieval "Militellus" (de "Militum Tellus", ou "terra dos soldados") faz referência a distribuição de terra, operada pelo conde Roger I, em favor dos membros de seu exército (como refere-se o escritor Goffredo Malaterra). Os normandos são as primeiras evidências de atividade edificada no lugar, como a Igreja de Santa Maria (mais tarde se tornou Santa Maria de Estela) e a torre-dongione, edifício construído a perto da pedreira, em um contexto de habitação predominantemente rochosa (indicação de casas construídas com pedras/rochas).

Demografia[editar | editar código-fonte]

Variação demográfica do município entre 1861 e 2011[3]
Fonte: Istituto Nazionale di Statistica (ISTAT) - Elaboração gráfica da Wikipedia


Referências

  1. «Statistiche demografiche ISTAT» (em italiano). Dato istat 
  2. «Popolazione residente al 31 dicembre 2010» (em italiano). Dato istat 
  3. a b «Istituto Nazionale di Statistica» 🔗 (em italiano). Statistiche I.Stat 
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Itália é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.