Mill Ends Park

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Mills End Park, em 2007.

Mill Ends Park (erradamente chamado Mill's End Park)[1] em Portland, Oregon, Estados Unidos, é um pequeno parque criado no dia de São Patrício em 1948, destinado a ser uma colônia de Leprechauns e um percurso para corridas de caracóis. É o menor parque do mundo, reconhecido pelo Guinness Book.[2]

O parque é um círculo de 60 cm de diâmetro e tem uma superfície de 0,292m².

História[editar | editar código-fonte]

Em 1948, o espaço que mais tarde seria conhecido como Mill Ends Park era inicialmente o local planejado para um poste de luz. Porém, quando a prefeitura atrasou a obra, ervas daninhas começaram a crescer no canteiro. Foi então que Dick Fagan, colunista do Oregon Journal, plantou flores no pequeno espaço e nomeou-o a partir da sua coluna no jornal, "Mill Ends" (uma referência a restos irregulares de madeira em serrarias). O parque foi homenageado no Dia de São Patrício em 1976 e descrito por Fagan como "a única colônia de Leprechauns fora da Irlanda".

Lenda[editar | editar código-fonte]

De acordo com Fagan, o parque teve sua origem quando um dia ele olhou pela janela do seu escritório e viu um leprechaun cavando um buraco. Ele desceu as escadas correndo e agarrou o leprechaun, o que significava que a criatura lhe devia um desejo. Fagan pediu que tivesse seu próprio parque, mas já que ele não especificou o tamanho, o leprechaun lhe deu o buraco que estava cavando. Ao passar de duas décadas, Fagan mencionou regularmente o parque e o leprechaun em sua coluna, e dizia ser o único que podia ver a criatura, a qual ele chamava de Patrick O'Toole.

Fagan publicou uma vez uma reclamação feita por O'Toole a respeito de do toque de recolher em todos os parques da cidade. O leprechaun desafiou o prefeito a expulsar ele e seus seguidores de Mill Ends e ameaçou amaldiçoá-lo com um feitiço se ele tentasse. Ao final, nenhuma ação legal foi tomada e os leprechauns foram permitidos de permanecer no parque além do toque de recolher.

Referências

  1. «Oregon.com». Consultado em 16 de abril de 2008. Arquivado do original em 21 de março de 2008 
  2. «Menor parque do mundo nos EUA tem apenas 60 cm de diâmetro». G1. Consultado em 21 de Maio de 2016 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Oregon.com

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Mill Ends Park
Ícone de esboço Este artigo sobre um parque é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre os Estados Unidos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.