Miroslav Kostadinov

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Miro
Miro em Oslo
Informação geral
Nome completo Miroslav Dimov Kostadinov
Nascimento 10 de março de 1976 (40 anos)
Origem Dobrich
País  Bulgária
Gênero(s) Pop
Dance music
Instrumento(s) Vocal
Piano
Período em atividade 1999 - presente
Afiliação(ões) KariZma
Página oficial www.miro.bg

Miroslav Dimov Kostadinov (em cirílico: Мирослав Димов Костадинов), mais conhecido pelo nome artístico Miro (Миро), é um cantor pop búlgaro. Tornou-se internacionalmente conhecido ao representar o país no Festival Eurovisão da Canção 2010.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Miro nasceu na cidade búlgara de Dobrich, em 1976. Aos cinco anos de idade, os seus pais ofereceram-lhe o seu primeiro piano, tendo-se imediatamente tornado um autodidata na composição e interpretação musical.

O seu talento musical foi rapidamente notado na escola, o que levou a sua educadora de infância aconselhar os seus progenitores a desenvolver as habilidades musicais de Miro. É nesta altura que conheceu o compositor búlgaro Parashkev Hadjieve, que se tornou seu professor particular e o seu grande mentor.

Alguns anos depois de iniciar os seus estudos com Hadjieve, Miro decidiu dedicar-se à interpretação vocal, tendo concorrido a numerosos festivais, nacionais e internacionais, tendo ganho numerosos prémios, quer ao nível da interpretação vocal, quer na composição musical.

KariZma[editar | editar código-fonte]

Em 1999, conheceu Galina Kurdova, com quem formou o duo KariZma, tocando num bar búlgaro muito popular, o Opera. Dois anos após a formação, conheceram o compositor Mitko Shterev, que os ajudou na composição, produção e gravação do seu primeiro single "Riskivam da te imam". A edição do mesmo ocorreu em 2001, tendo-se tornado um hit instantâneo, sendo tocado constantemente nas rádios búlgaras.

Dada a grande popularidade do duo, entre 2001 e 2003 trabalharam em parceria com grandes nomes da música búlgara, nomeadamente Maria Ilieva, Santra, Spens, Ava, entre outros. Devido ao tempo gasto com todas estas colaborações, é apenas no final de 2003 que editaram o seu segundo single "Shte izbiagam li ot teb" – que os consagra definitivamente na cena pop local. A este seguem-se "Mr. Killer" (2004) e "Minavash prez men" (2005), temas bastante aclamados pela crítica e pelo público.

Em 2006, editaram o seu tão desejado CD de estreia Eklisiast, contendo todos os temas previamente editados e o tema solo "Niakoga predi" por Miro. A canção passou medianamente percebida junto do grande público, não alcançado mais do que a 39ª posição na tabela de vendas nacionais.

Durante 2007, o duo concentrou-se em suas carreiras solo, não apresentando-se mais junto desde então.

Carreira solo[editar | editar código-fonte]

O pouco impacto do início da sua carreira solo não desmotivou Miro, que gravou nos anos seguinte os temas "Radio on" e "Nirvana", este último em parceria com Mike Johnson. Apesar de mais populares, não chegaram a ter o impacto do sucesso dos dias vividos juntos a Galina.

Mas em 2009, tudo muda quando editou o seu single "Gubya kontrol kogato", que se tornou rapidamente um grande sucesso da crítica e do público, alcançando o primeiro lugar do top de vendas em apenas duas semanas[1]. Seguem-se "Avgust e Septemvri" e "Ubivame s lbov", que seguem o caminho trilhado pelo anterior trabalho.

Com estes três sucessos em carteira, em Setembro de 2009, Miro iniciou a gravação do seu CD de estreia Omirotvoren, editado no final do ano. O CD é muito bem acolhido pelo público, elevando Miro ao estatuto de estrela da música búlgara.

Por esta altura, Miro é convidado a representar o seu país no ESC, o que aceita com grande honra.

Festival Eurovisão da Canção[editar | editar código-fonte]

A 18 de Outubro de 2009, a Televisão Nacional da Bulgária, depois de várias semanas de conversações, confirmou o seu representante para o Festival Eurovisão da Canção 2010, realizado em Oslo, na Noruega[2]. Miro foi o escolhido entre sete concorrentes, internamente, e participou num espetáculo televiso para que o público búlgaro escolhesse a música que queria que o cantor levasse a Oslo. O espetáculo ocorreu em Janeiro de 2010[3]. Miro já havia tentado representar o país em 2007 e 2009, perdendo das duas vezes na selecção nacional, que na época não era interna.

São muitos os temas compostos para Miro, acabando por ser "Angel si ti" a canção selecionada para representar a Bulgária em Oslo. Miro participou do Eurovisão, mas não passou da primeira fase, embora a música tenha alcançado o #1 nas rádios búlgaras.

Pós-Eurovisão[editar | editar código-fonte]

Em Novembro de 2010, Miro lançou "POWER", seu primeiro single cantado em inglês. A música teve também um clipe gravado, influenciado visualmente pela estética do construtivismo russo.

Em Julho de 2011, um novo single em búlgaro foi lançado, "Slagam krai", parceria com a cantora Nevena e o rapper Krisko, e atingiu o #1 na Bulgária. Em 2013, um novo single "Suvenir" foi sucesso no país, seguido por "Sensation of Love". Entre 2013 e 2014, Miro foi jurado na versão búlgara do programa de TV The Voice. Em 2015, ele realizou o concerto Messiah, lançado em DVD.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns[editar | editar código-fonte]

  • 2006: Eclesiastic - com KariZma
  • 2008: Omirotvoren
  • 2011: Slagam krai - EP
  • 2015: Messiah - ao vivo

Singles[editar | editar código-fonte]

Ano Título Posição
 Bulgária[4]
2007 "Niakoga Predi" 39
2008 "Radio On" 20
"Nirvana" (com Mike Johnson) 3
2009 "Gubya Kontrol, Kogato" 1
"Avgust E Septemvri" 1
"Ubivame S Lubov" 1
2010 "Omirotvoren" 16
"Angel si ti" 1
"POWER" 4
2011 "Slagam krai" (com Krisko e Nevena) 1
2012 "Vurxa Na Planinata" 9
2013 "Suvenir" 16
"Sensation of Love" 15
2014 "Deca" 34
"Skochi Nad Men" (com Dim4Ou) 6
2015 "Alelujah & Amen" 28
"Kato Svatbena Halka" -
2016 "Ima Smisŭl" 22
"Dotchupi Sartseto Mi" -

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]