Mitsubishi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Mitsubishi Group
Mitsubishi Gurūpu
三菱グループ
Mitsubishi logo.svg
Sede da Mitsubishi UFJ Trust and Banking Corporation em Tóquio
Tipo Conglomerado
Indústria Automobilística, mineração, telecomunicação, serviços financeiros, seguradora, eletrônico, estaleiro, petróleo, gás, construtora, aviação
Fundação 1870
Sede Japão Tóquio, Japão
Pessoas-chave Yataro Iwasaki (fundador)
Empregados 350.000
Página oficial www.mitsubishi.com

O Grupo Mitsubishi é um conglomerado japonês constituído por uma série de empresas autónomas que partilham a marca Mitsubishi.

A primeira empresa da Mitsubishi, era uma empresa criada pelo navegador Yataro Iwasaki (1834 -1885) em 1870. Em 1873, o nome foi mudado para Mitsubishi Shokai. O nome Mitsubishi tem duas partes: "mitsu" significa "três" e "bishi" significa "castanha de água", e, consequentemente, "losango", o que se reflecte no logótipo da empresa. Também é traduzido como "três diamantes".

Início[editar | editar código-fonte]

A empresa Começou com o carvão em 1881 através da aquisição da mina Takashima, utilizando a produzir combustível para as suas extensas frotas. Eles também diversificavam em construção naval, bancos, seguros, armazenamento e comércio. Posteriormente a diversificação procedeu à organização em sectores tais como papel, aço, vidro, equipamentos eléctricos, aeronaves, óleo e imobiliário. A Mitsubishi construiu um amplo conglomerado, que desempenhou um papel central na modernização da indústria japonesa.

A frota mercante entrou num período de diversificação que acabaria por resultar na criação de três entidades:

  • Mitsubishi Bank (hoje uma parte da Mitsubishi UFJ Financial Group) foi fundada em 1919. Após a sua fusão com o Banco de Tóquio, em 1996, e UFJ Holdings, em 2004, este tornou-se o maior banco do Japão.
  • Mitsubishi Corporation, fundada em 1950, a maior empresa de comercial geral do Japão.
  • Mitsubishi Heavy Industries, que inclui essas empresas industriais.

► A Mitsubishi Motors, o 6 º maior construtor automóvel japonês.
► A Mitsubishi Atomic Industry, uma empresa de potência nuclear.
► A Mitsubishi Chemical, a maior empresa química japonesa.

Sempre foi conhecia como uma marca de grande qualidade (durabilidade, fiabilidade...). Actualmente é uma das melhores marcas do Mundo.

2ª Era[editar | editar código-fonte]

A Mitsubishi participou no crescimento econômico do Japão sem precedentes da década de 1950 e 1960. Por exemplo, no Japão modernizou a energia e materiais industriais, as empresas Mitsubishi criadas: Mitsubishi Petroquímica, Mitsubishi Atomic Power Industries, Mitsubishi GPL, Mitsubishi e Desenvolvimento Petrolífero.

A tradicional ênfase da Mitsubishi no desenvolvimento tecnológico esteve em novos empreendimentos em áreas como desenvolvimento espacial, a aviação, desenvolvimento oceânico, comunicações de dados, computadores e semicondutores. A Mitsubishi empresas também estavam ativa em bens de consumo e serviços.

A partir de 2007, a Mitsubishi Corporation, um membro do Grupo Mitsubishi, é a maior empresa comercial geral (sogo shosha), com mais de 200 bases de operações em cerca de 80 países a nível mundial. Juntamente com as suas mais de 500 empresas do grupo. A Mitsubishi emprega uma multinacional de cerca de 54000 pessoas. A Mitsubishi tem sido desde há muito envolvida em negócios com clientes em todo o mundo em muitas indústrias, incluindo a energia, metais, máquinas, produtos químicos, alimentos e geral merchandise.

Empresas[editar | editar código-fonte]

Outros[editar | editar código-fonte]

Dados fornecidos pelo Clube Mitsubishi de Portugal

Ligações externas[editar | editar código-fonte]