Montanhas Hajar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Montanhas Hajar
—  acidente geográfico  —
Montanhas Hajar
Vista das Montanhas Hajar
Localização
Mapa
Localização em mapa dinâmico
Países Omã Omã
 Emirados Árabes Unidos
Características gerais
Tipo
Cume(s) mais alto(s) Jabal Xemece

Montanhas Hajar

As montanhas Hajar ou montanhas Alhajar (em árabe: جبال الحجر, lit. 'Jabal al-Hajjar', que significa montanhas de pedra) constituem em uma cordilheira situada no nordeste de Omã e no leste dos Emirados Árabes Unidos, a maior cadeia de montanhas no leste da península Arábica. A cordilheira separa a baixa planície costeira de Omã do planalto desértico, e está localizada a 50-100 km do interior da costa do Golfo de Omã. Seu ponto mais alto é o Jabal Xemece e a cordilheira estende-se até à península de Moçandão.

Flora[editar | editar código-fonte]

A região possui uma rica biodiversidade vegetal quando comparada com a maioria da Península Arábica, incluindo um número de espécies endêmicas. A vegetação muda de acordo com a altitude, as montanhas estão cobertas de matagal em altitudes mais baixas, crescendo mais abundantemente e, em seguida, tornam-se floresta, incluindo a oliveira selvagem e a figueira entre 3 630 e 8 250 pés (1100 a 2500 m) e depois mais elevados ainda há os zimbros. A romã e o damasco são cultivados nos vales mais frios e em lugares onde existem afloramentos rochosos com pouca vegetação. A flora apresenta semelhanças em comparação as zonas de montanhas vizinhas do Irã, bem com áreas ao longo do Mar Vermelho no Corno da África. Por exemplo, a árvore Ceratonia oreothauma se encontra aqui e também na Somália.

Fauna[editar | editar código-fonte]

Um número de aves são encontradas nas montanhas, incluindo o abutre-do-egito e o abutre-real (Torgos tracheliotus). Mamíferos incluem gazela-da-montanha (Gazella gazella) e tahr-árabe (Arabitragus jayakari), que é endêmica da al-Hajar. Outras espécies endêmicas incluem um número de lagartixas e lagartos: Asaccus Montano, Asaccus platyrhynchus e uma sub-espécie de lagartixa-wadi-kharrar-da-montanha (Pristurus Gasperetti gallagheri) são encontrados apenas em Omã enquanto lagartixa-folha-de-coleira-de-moçandão (Asaccus caudivolvulus), lagartixa-gallagher-da-folha-de-coleira (Asaccus gallagheri), lagartixa-de-omã-da-montanha (Pristurus celirrimus), lagarto-jayakar (Lacerta jayakari) e lagarto-de-omã (Lacerta cyanura) são encontrados apenas nas montanhas al-Hajar. O perigoso leopardo-árabe (Panthera pardus nimr) ainda é encontrado na península de Moçandão, de acordo com novos registros da Ministério do Meio Ambiente de Omã.

Montanhas Hajar ao fundo do Forte de Nacal

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Omã é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.