Morro da Pedra Redonda

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Morro da Pedra Redonda é uma elevação em Porto Alegre, capital do estado brasileiro do Rio Grande do Sul. Possui 288m de altitude, sendo um dos mais altos da cidade, atrás apenas do Morro São Pedro (289m), do Morro Pelado (298m) e do Morro Santana (310m). Em termos de geomorfologia, o morro integra a denominada "Crista de Porto Alegre", com 18km de extensão.[1]

Em seu topo, ergue-se um conhecido templo e ponto turístico, o Santuário Nossa Senhora Mãe de Deus, do qual é possível avistar a cidade e o Guaíba.[2]

Marcando a divisão entre os bairros Belém Velho (a oeste) e Vila Nova (a leste), o morro abriga várias nascentes do Arroio Cavalhada[3], inclusive um pequeno afluente desse, o Arroio Manresa.

Apesar do nome, o morro não deve ser confundido com o bairro Pedra Redonda ou com sua praia homônima.

Referências

  1. Ruy Paulo PHILIPP, Jacira Anton VARGAS & Verônica Di BENEDETTI. A memória geológica do centro antigo de Porto Alegre: o registro da evolução urbana nos prédios históricos e no urbanismo da cidade. Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil. 2009.
  2. Jornal do Comércio - Paisagem deslumbrante, mas regiões são perigosas e de difícil acesso. 27 de julho de 2018.
  3. GABE, Mateus. Diálogo entre Recursos Naturais e Habitação Social: intervenção ao longo do Arroio Cavalhada. UFRGS, 2014.