Saltar para o conteúdo

Mosquito: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Wutsje (discussão | contribs)
rm cross wiki link spam - see http://toolserver.org/~luxo/contributions/contributions.php?user=161.76.127.89&blocks=true&lang=
Linha 23: Linha 23:
}}
}}


'''Mosquito''' e '''pernilongo''' são termos gerais para designar diversos [[insecto]]s da subordem '''[[Nematocera]]''', normalmente dando ênfase para a família [[Culicidae]]. Por constituirem uma [[nomenclatura vulgar]], isso é, não tendo as regras da [[Nomenclatura científica]], abarcam diversos [[taxon]]s como os [[Mosquito-palha]] e [[mosquito-pólvora]].
'''Mosquito'''da paraiba mais conhecido como muriçoca saboca, que ja detem em sua ficha criminal alem de seu nome estranho(Chupão),tem varios crimes em suas costas, matando 2 gatos com lepra, 1 cachorro raivoso, 2 papagaio banguelo '''pernilongo''' são termos gerais para designar diversos [[insecto]]s da subordem '''[[Nematocera]]''', normalmente dando ênfase para a família [[Culicidae]]. Por constituirem uma [[nomenclatura vulgar]], isso é, não tendo as regras da [[Nomenclatura científica]], abarcam diversos [[taxon]]s como os [[Mosquito-palha]] e [[mosquito-pólvora]].


As fêmeas são também conhecidas como '''melgas''' ou '''tropeteiros''', designações de carácter popular ou regional.
As fêmeas são também conhecidas como '''melgas''' ou '''tropeteiros''', designações de carácter popular ou regional.

Revisão das 20h31min de 9 de fevereiro de 2010

 Nota: Para outros significados, veja Mosquito (desambiguação).

Mosquitoda paraiba mais conhecido como muriçoca saboca, que ja detem em sua ficha criminal alem de seu nome estranho(Chupão),tem varios crimes em suas costas, matando 2 gatos com lepra, 1 cachorro raivoso, 2 papagaio banguelo pernilongo são termos gerais para designar diversos insectos da subordem Nematocera, normalmente dando ênfase para a família Culicidae. Por constituirem uma nomenclatura vulgar, isso é, não tendo as regras da Nomenclatura científica, abarcam diversos taxons como os Mosquito-palha e mosquito-pólvora.

As fêmeas são também conhecidas como melgas ou tropeteiros, designações de carácter popular ou regional.

Como os outros membros da ordem Diptera, os mosquitos têm um par de asas e um par de halteres, que são modificações das asas posteriores usadas como órgãos de equilíbrio. Nos chamados mosquitos a probóscide (tromba) está adaptada para a sucção de líquidos como néctar, seiva ou sangue.

Larvas de Mosquito

Em geral, apresentam dimorfismo sexual acentuado: os machos apresentam antenas plumosas (como pequenas árvores de natal), e as fêmeas apresentam antenas pilosas e são muito mais corpulentas; em quase todas as espécies elas alimentam-se de sangue de vertebrados (incluindo o homem) para maturar seus ovários antes de pôr os ovos.

O tamanho varia, mas é raramente maior que 15 mm. O peso dos mosquitos é apenas de 2 a 2,5 miligramas. Eles conseguem voar de 1,5 a 2,5 km/h. Os mosquitos existem há 170 milhões de anos (Jurássico médio)[carece de fontes?].

Regionalismos

No Nordeste do Brasil e em Minas Gerais existe a distinção entre mosquito e pernilongo: o primeiro refere-se a pequenas moscas, como as drosófilas, enquanto que o segundo recebe o nome de "muriçoca"[1]. Na maioria dos estados do norte este pernilongo chama-se "carapanã".[carece de fontes?][2].


O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Mosquito

Notas e referências bibliográficas

  1. Dicionário Aurélio de Língua Portuguesa, ed. Nova Fronteira
  2. Dicionário Online de Portugês,homepage http://www.dicio.com.br/carapana_2/ 10 de Janeiro de 2010

Ver também

Ligações externas

Galeria