Mosteiro Natlismtsemeli

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Mosteiro Natlismtsemeli

O mosteiro Natlismtsemeli (em georgiano: ნათლისმცემლის მონასტერი) também conhecido como mosteiro de São João é um monumento histórico e arquitetônico dentro do complexo monasterial de David Gareja, localizado na região de Caquécia, na Geórgia.

O mosteiro é composto por vários templos de caverna e uma igreja central. Há também uma igreja menor ao sul da principal. Os interiores da igreja datam do século XII.

História[editar | editar código-fonte]

As fundações do mosteiro de São João, localizado a 12 quilômetros a oeste do planalto de David Gareja, foram colocadas por Luciane, um discípulo de David Gareja no final do século VII, de acordo com a tradição da igreja.[1][2]

Arquitetura[editar | editar código-fonte]

O complexo consiste em vários templos de caverna e uma igreja central, que se destaca por sua extraordinária altura. A iconografia da igreja principal remonta ao século XVIII.

Há uma igreja menor ao sul da igreja principal. Para alcançar essa igreja é necessário subir a rocha. Há também uma alta torre sineira e quartos para os monges localizados em frente a essa igreja. Os interiores datam do século XII.

Ainda há fragmentos de pinturas decorativas da primeira metade do século XII dentro da igreja.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. G. Tvalchrelidze, Monastério do Deserto Baptista de Gareji, Amigo do Monumento, 80, Tbilisi, 1988 P. 12
  2. Chubinashvili G.N., Cave Monasteries David-Gareji, Tb., 1948. p. 31-32