Motosserra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Motosserra
Tipo
mechanical saw (d)
ferramenta para cortar (en)
outdoor power equipment (d)
Descoberto
Data
Funcionamento
Energias
Utilização
Usuário(a)s
jardineiro (en)
indústria madeireira (en)
lenhador
arborist (en)
Uma motosserra.

A motosserra é uma serra acionada por um motor, muito utilizada na poda e corte de árvores. O motor pode ser tanto de combustão interna, como a eletricidade.

Em casos de queda de árvores em vias públicas, os bombeiros fazem uso de motosserras para cortar seus galhos e troncos, dividindo-as assim em várias toras menores para facilitar a retirada e desobstrução da via. Quando o acionamento é feito por motor a combustão interna, é composta normalmente por um motor de dois tempos a gasolina, com uma corrente acoplada ao mesmo; o motor faz girar a corrente que possui dentes cortantes. Ela deve ser manuseada sempre por pessoa experiente por se tratar de uma ferramenta cortante e de alto grau de periculosidade.

O funcionamento da corrente da motosserra foi desenvolvido por Joe Cox [en], que se inspirou na larva do besouro da madeira, que tem dois cortadores: enquanto um está cortando o outro está calibrando a profundidade.[1]

Motosserra na cultura popular[editar | editar código-fonte]

A corrente com dentes cortantes da motosserra.

A motosserra é muito associada a filmes de terror como The Texas Chain Saw Massacre (no Brasil: O Massacre da Serra Elétrica; em Portugal: Massacre no Texas). Também são comuns paródias com a serra elétrica em desenhos animados. Nos jogos eletrônicos de tiro em primeira pessoa, é uma arma muito popular, como em Doom. No jogo MadWorld a motosserra é a principal arma utilizada pelo jogador. No Brasil, também está associado ao episódio de assassinato conhecido como "O crime da motosserra", atribuído ao ex-deputado federal Hildebrando Pascoal. É citada na música "Chainsaw Gutsfuck", da banda norueguesa de black metal Mayhem como um instrumento para cortar um cadáver feminino no meio após a necrofilia.

Referências

  1. MACHADO, C. C. Colheita Florestal UFV 2008 http://www.editoraufv.com.br/?pg=show_produtos&util=1&item=526
Ícone de esboço Este artigo sobre ferramentas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.