Mu ren zhuang

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde dezembro de 2010)
Por favor, melhore este artigo inserindo fontes no corpo do texto quando necessário.
Muk Yan Jong.

Muk yan jong, mudjong, moodjong (em cantonês) ou mu ren zhuang (em mandarim) é um boneco de madeira utilizado para treinamento de refinamento das formas das artes marciais chinesas. Por exemplo, para treinamento das formas Siu Nin Tau, Chun Kiu e Biu Ji do estilo wing chun de kung fu. Muk significa "madeira", yan "homem" e jong "pilar". Assim, muk yan jong significa "pilar do homem de madeira" ou "pilar de madeira do homem". Esse pilar ou boneco não é para ser utilizado como um saco de pancadas, mas para corrigir e refinar os movimentos aprendidos em formas anteriores. Tradicionalmente feito de madeira, atualmente existem versões feitas em aço ou plástico.

No wing chun[editar | editar código-fonte]

Uma curiosidade é que o boneco de madeira do wing chun contém praticamente todas as técnicas de mão e de pé e os princípios da luta. Representa o ponto culminante do conjunto das técnicas de mãos livres. A prática constante desenvolve a força nos braços, pulsos, pernas e desenvolve o controle da energia e outros atributos do wing chun.[1]

Uma lenda popular diz que o mu ren zhuang surgiu quando 108 bonecos de madeira do templo Shaolin foram combinados em um pela monja Ng Mui para tornar o treinamento mais eficiente. A versão do aparelho para o wing chun tem três braços e uma perna. Tradicionalmente, o aparelho era fixo no chão, mas Yip Man desenvolveu, em Hong Kong, a versão contemporânea, fixa à parede, ideal para quem vive em apartamentos.

No choy lay fut[editar | editar código-fonte]

O estilo choy lay fut de kung fu utiliza versões próprias de mu ren zhuang, com braços móveis e sacos de areia, como o ching jong, sui sau jong, ma jong, qiang bao zhuang e sha bao zhuang.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]