Maomé I (almóada)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Muhammad an-Nasir)
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para outras pessoas de nome an-Nasir, veja Al-Nasir (desambiguação).

Muhammad an-Nasir (em árabe: الناصر لدين الله محمد بن المنصور; transl.: an-Nāṣir li-dīn Allah Muḥammad ibn al-Manṣūr; m. 1213) foi o quarto califa do Califado Almóada de Marrocos.

Jovem tímido e solitário, herdou do seu pai um império que mostrava sinais de instabilidade. Devido às vitórias de Almançor contra os reinos cristãos da península Ibérica, teve um período de calma temporária nessa frente e pôde concentrar os seus esforços contra os Banu Ghaniya, descendentes dos almorávidas. Estes pretendiam conquistar os territórios do norte de África que actualmente correspondem à costa ocidental da Líbia, à costa da Tunísia e à costa oriental da Argélia, mas Muhammad an-Nasir acabou por os derrotar.

Batalha de Navas de Tolosa. Pintura a óleo do século XIX, de F. P. Van Halen, exposta no Palácio do Senado em Madrid

Colocou o vizir Abu Muhammad ben ach-Chaykh Abi Hafs a governar essa região, o que acabou por levar ao nascimento da dinastia háfsida, que veio a suceder aos almóadas no norte de África e durou até 1574.

Virou então a sua atenção para lidar com a nova ameaça a al-Andalus, devida à cruzada proclamada pelo papa Inocêncio III. A coligação cristã foi liderada por Afonso VIII de Castela e teve a participação de Sancho VII de Navarra, Pedro II de Aragão e um exército de Afonso II de Portugal, para além das ordens militares de Santiago, Calatrava, Templários e Hospitalários, e de alguns cavaleiros leoneses.

A 16 de Julho de 1212 os cristãos infligiram uma pesada derrota ao exército muçulmano na batalha de Navas de Tolosa, e o seu avanço por al-Andalus só foi travado pela peste.

Muhammad an-Nasir voltou a Rabat para abdicar em favor do seu filho Yusuf al-Mustansir e acabou por morrer pouco depois, em circunstâncias duvidosas, provavelmente envenenado.

Vizires[editar | editar código-fonte]

Os vizires de Muhammad an-Nasir foram:

  • Abu Zayd ben Yujan (1198-1199) (أبو زيد بن يوجان; Abū Zayd ben Yūjān)
  • Abu Muhammad ben ach-Chaykh Abi Hafs (1199-1205) (أبو محمد بن الشيخ أبي حفص; Abū Muḥammad ben aš-Šayḫ Abī Ḥafs), fundador da dinastia háfsida
  • Abu Sa`id ben Jam`i (1205-1214) (أبو سعيد بن جامع; Abū Sa`īd ibn Jām`i)

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Histoire de l'Afrique du Nord, des origines à 1830, Charles-André Julien, 1994.


Precedido por
Abu Iúçufe Iacube Almançor
Icone-Islam.svg
Califa almóada

1198-1213
Sucedido por
Yusuf al-Mustansir
Ícone de esboço Este artigo sobre reis é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.