Mullingar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Mullingar
An Muileann gCearr
Mullingar logo.JPG
Lema: Rinné Colman gairé beag searbh
Les tours Christ le Roi Mullingar.jpg
As torres do Christ le Roi Mullingar.
Província Leinster
Condado condado de Westmeath
População (2011) 20,103 hab.
Altitude 101 metros
Localização de  Mullingar na Irlanda
53° 31' 32" N 7° 20' 27" O
Cidade da República da Irlanda Flag of Ireland.svg

Mullingar (An Muileann gCearr em irlandês) é um município da Irlanda situada no condado de Westmeath. Possui 20,103 habitantes (censo de 2011).

Em Mullingar foi onde o famoso irlandês Niall Horan, cantor da boyband One Direction, nasceu. Onde o mesmo é considerado o mais popular de seu município.

Mullingar (irlandês: An gCearr Muileann, que significa "o moinho canhoto") é a cidade do condado de County Westmeath na Irlanda. Os condados de Meath e Lei Westmeath (Henry VIII 34) de 1543, proclamou Westmeath (que então incluía Longford que se separou em 1586) a conselho, separando-a de Meath. Mullingar tornou-se o centro administrativo do Condado de Westmeath. A cidade foi originalmente chamado Maelblatha, e leva o nome moderno de um moinho observado na lenda de Colman de Mullingar.

A cidade teve uma tradição de gado de comércio até 2003, quando o seu mercado de gado foi fechado para o desenvolvimento de um sistema comercial e residencial misto chamado de Ponto do Mercado. Mullingar é famoso pelos seus lagos vizinhos, Lough Owel, Lough Ennell e Lough Derravaragh, os quais atraem muitos pescadores. Lough Derravaragh é mais conhecido por sua ligação com a lenda irlandesa dos Filhos de Lir. A cidade de Mullingar está ligado ao Lago Ennell via Canal do Lacy e do Rio Brosna.

Um dos principais produtos de exportação do Mullingar são itens de pewterware produzido pela empresa de Mullingar Pewter localizado perto da cidade. Genesis fine art também é produzido localmente e vendido em todo o mundo - uma de suas esculturas dos "peregrinos" domina a casa dispensário em Austin Frades St onde antes havia um agostiniano convento.

Três jornais servem a comunidade: o Tópico Westmeath, Mullingar o anunciante eo Westmeath Examiner, Mullingar também é servido pelo Midlands gateway, junto com Athlone e Tullamore..

Imagens[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Mullingar


Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Irlanda é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.