Multinacional: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 20: Linha 20:


{{Referências}}
{{Referências}}
por isso saudade do iguaçu e desenvolvidakkkkk


== {{Ver também}} ==
== {{Ver também}} ==

Revisão das 21h01min de 11 de maio de 2013

Restaurante McDonald's em Guantánamo, Cuba
Exemplo de multinacional integrada horizontalmente.
Abaixo, expansão cronológica de McDonald's:
Anúncio da Coca-Cola com soldados americanos no Panamá.
Exemplo de multinacional integrada verticalmente.
Abaixo, consumo anual de Coca-Cola:

Multinacionais, também conhecidas como transnacionais, são empresas que possuem matriz num país e possuem atuação em diversos países. São grandes empresas que instalam filiais em outros países em busca de mercado consumidor, energia, matéria-prima e mão-de-obra baratas.

Estas empresas costumam produzir produtos para comercializar nos países em que atuam ou até mesmo para enviar produtos para serem vendidos no país de origem ou outros países. Dentro do contexto atual da globalização, é muito comum as empresas multinacionais produzirem cada parte de um produto em países diferentes, com o objetivo de reduzir custos de produção.

A entrada de empresas multinacionais num país é algo positivo, pois gera empregos e desenvolvimento. Porém, grande parte do lucro obtido por estas empresas é enviado para a matriz.

No Brasil, a entrada de empresas multinacionais começou a ganhar importância durante o governo de Juscelino Kubitschek, quando o país procurou atrair montadoras de veículos estrangeiras. Neste governo, instalaram-se no Brasil as empresas Toyota, Volkswagen, Willys e outras. As montadoras norte-americanas Ford e GM já possuiam linhas de montagem de veículos no Brasil desde 1919 e 1925, respetivamente.

Multinacionais

Segundo os autores marxistas Paul A. Baran e Paul M. Sweezy, a expressão "Multinacionais" parece ter sido criada em inglês (Multination) por David E. Lilienthal, ex-diretor da Tennessee Valley Authority no Governo Roosevelt e ex-diretor da Comissão de Energia Atômica no Governo Truman, em um trabalho intitulado "The Multination Corporation" apresentado ao Carnegie Institute of Technology em abril de 1960. Posteriormente, ainda segundo os mesmos autores, o Business Week publicou um estudo especial, "Multination Companies", em seu número de 20 de abril de 1963 [1]. Ainda, segundo o citado estudo, uma empresa americana desse tipo seria a Standard Oil, por ter "orientação realmente mundial" ao contrário de outras com negócios no exterior que eram , mentira

Transnacionais

O termo multinacional está progressivamente saindo de uso já que ele podia induzir à ideia de que uma empresa teria várias nacionalidades. Atualmente, tais empresas recebem a denominação de Empresa transnacional, pois na realidade tem suas matrizes em um determinado país. É importante ressaltar que essas empresas chamadas multinacionais podem sim promover impactos negativos, devido ao capital especulativo aplicado por elas em países subdesenvolvidos desestabilizando economicamente os países ocupados, pois esse tipo de capital é volátil podendo promover o desemprego em massa.

Referências

  1. BARAN, Paul A. & SWEEZY, Paul M. - CAPITALISMO MONOPOLISTA - 2ª Ed. 1974 - Zahar Editores - Rio de Janeiro - Tradução de Waltensir Dutra, pg. 194

por isso saudade do iguaçu e desenvolvidakkkkk

Ver também