Multituberculata

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Multituberculado)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Como ler uma infocaixa de taxonomiaMultituberculata
Ocorrência: 160–35 Ma
Ptilodus skull BW.jpg
Estado de conservação
Extinta (fóssil)
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Subclasse: Allotheria
Ordem: Multituberculata
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Multituberculata

Multituberculados (Multituberculata) são mamíferos semelhantes a roedores como esquilos. Recebem esse nome a partir de seus dentes molares, os quais são dentes amplos com especialidade para raspagem. São os mamíferos mais comuns e mais conhecidos da era Mesozóica. (F. Harvey Pough)

Os multituberculados, foram um grupo extinto de mamíferos primitivos, tradicionalmente classificados na Subclasse Allotheria, status que hoje em dia vem sendo contestado. Recentes estudos filogenéticos e paleontológicos têm levantados muitas dúvidas quanto à relação destes animais com os outros mamíferos. (F. Harvey Pough)

Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Multituberculata

Multituberculados:Aparentemente, o grupo não deu origem a nenhum ramo de mamíferos existente na atualidade. Uma vez que são conhecidos apenas como fósseis, a taxonomia e anatomia detalhada dos multituberculados permanece em aberto. Entre as suas características distintivas encontram-se os dentes que apresentam um número anormal de cúspides (daí o nome da ordem). O estudo dos multituberculados faz-se quase exclusivamente através das tipologias de dentição.

Os multituberculados surgiram no Jurássico médio (Dogger) e extinguiram-se no Oligocénico inferior. A sua distribuição geográfica incluia todo o hemisfério Norte.

Popularização na mídia[editar | editar código-fonte]

Mamíferos multituberculados do Período Cretáceo aparecem na obra de ficção-científica brasileira "Realidade Oculta".

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Luo, Z.−X., Kielan−Jaworowska, Z., and Cifelli, R.L. 2002. In quest for a phylogeny of Mesozoic mammals. Acta Palaeontologica Polonica 47 (1): 1–78.
  • F. Harvey Pough; Chistine M. Janais; John B. Heiser ( A Vida dos vertebrados - quarta edição.2008)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]