Muri (Nova Friburgo)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Mury é o 8ª distrito do município de Nova Friburgo[1], no estado do Rio de Janeiro, no Brasil. É a principal porta de entrada para a cidade e ponto de passagem obrigatório para quem se destina a Lumiar e São Pedro da Serra, outros distritos turísticos do município.

Topônimo[editar | editar código-fonte]

O nome é uma homenagem a Murith, uma das tantas famílias suíças responsáveis pela colonização e pelo desenvolvimento da cidade.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Localizado a cerca de oito quilômetros da sede do município e a 125 quilômetros da cidade do Rio de Janeiro, a cerca de mil metros de altitude, preserva, na arquitetura, traços significativos da colonização suíça e alemã observados no estilo das casas em madeira e em alguns empreendimentos como o Mury Shopping, que recria o visual e ambiente de uma pequena vila suíço-alemã. Mury tornou-se o pólo gastronômico de Nova Friburgo com uma grande variedade de restaurantes típicos.Queijos, vinhos, Cervejas,delicatessen e a truta são especialidades do local. Além disso o artesanato também atrai muitos turistas e agora as lojas e pequenas confecções de lingerie estão se espalhando por toda a área, vindas de Nova Friburgo. Mury fica a meio caminho entre Nova Friburgo e os distritos turísticos de Lumiar e São Pedro da Serra), com suas cachoeiras e locais para esportes naturais, montanhismo, canoagem etc.

Essa proximidade torna Mury um lugar muito acessível. Suas Pousadas se localizam proximas a estes locais turísticos, facilitando a estadia dos turistas, que, se hospedando nas pousadas de Mury e arredores como a estrada Mury-Lumiar, podem facilmente visitar Lumiar e São Pedro da Serra (a 25 quilômetros), apreciando suas belas paisagens montanhosas para desfrutar dos bares, restaurantes simples e característicos, do artesanato, dos passeios e atividades ecológicas, ou visitar Nova Friburgo, onde desfrutarão de todas as facilidades de um grande centro urbano.

Em Mury se pode ver ainda muita vegetação, muitas nascentes de água, bem como os pinheiros, árvores características da região. Também se pode ver a araucária, árvore típica do Paraná, em extinção, o que torna sua visão mais rara e interessante, vista aqui, no sudeste do país. Mury fica em meio à reserva florestal de Macaé de Cima, área de preservação ambiental, local perfeito para a observação de pássaros e plantas da mata Atlântica. Fica próxima a todas as outras localidades turísticas, tal como Vargem Alta, o vilarejo das rosas.

Mury é uma das opções prediletas dos habitantes do Rio de Janeiro e da Região dos Lagos (Macaé, Rio das Ostras e Niterói) que possuem casas de veraneio em Nova Friburgo e utilizam a estrada Serra-Mar para chegar à região serrana. Mury ainda não apresenta nenhum dos problemas da vida urbana, sendo um vilarejo pequeno, ainda um pequeno paraíso onde o turista é atendido com acolhimento e hospitalidade genuína.

Mury é o bairro da boa gastronomia, com muitos restaurantes diferentes e requintados. Seu clima de montanha, seu ar totalmente puro e a proximidade da natureza fazem deste um local único. Em Mury, também se encontram os vários pesque-e-pague, criações de peixes, administrados pelos moradores da área, cuja especialidade são tilápias e trutas, peixes de água doce. Na região, situa-se uma importante adutora, no bairro Debossan, que ajuda a abastecer de água a cidade. [2]

Referências

  1. «Distritos de Nova Friburgo». Prefeitura de Nova Friburgo. 2011. Consultado em 20 de abril de 2012 
  2. http://cejetur2010.blogspot.com/2011/04/circuto-sabor-mury.html

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Nova Friburgo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.