Museu Boncompagni Ludovisi de Artes Decorativas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde dezembro de 2014)
Por favor, melhore este artigo inserindo fontes no corpo do texto quando necessário.
Museu Boncompagni Ludovisi de Artes Decorativas
Tipo museu
Inauguração 1995 (23 anos)
Website oficial
Geografia
Coordenadas 41° 54' 30.989" N 12° 29' 42.580" E
Logradouro Via Boncompagni Ludovisi, 18
Cidade Roma
País Itália

O Museo Boncompagni Ludovisi é o museo de Artes Decorativas da Galeria Nacional de Arte Moderna e Contemporânea de Roma. Está localizado no rione Sallustiano de Roma, na Via Boncompagni, 18.

História[editar | editar código-fonte]

Inaugurado em 1995 para promover as Artes decorativas e a Moda Italiana, o museu está situado no Villino Boncompagni, uma villa Art nouveau, construída nos primeiros anos do século XX. O "Villino Boncompagni" foi doado em 1972 pela princesa Blanceflor de Bildt Boncompagni à República Italiana para promover a arte e à cultura. Após da restauração do prédio, o "Villino" foi dado pelo Ministério da Cultura Italiana (MiBACT) a la Galeria Nacional de Arte Moderna e Contemporânea de Roma.

Organização[editar | editar código-fonte]

O museu recolhe pinturas, esculturas, cerâmicas e uma parte dos móveis originais do "Villino Boncompagni", assim como obras da Galeria Nacional de Arte Moderna e Contemporânea. Abriga mais de oito centenas de peças de alta costura e de acessórios de moda que ilustran a história da Moda Italiana.

O Museu também promove exposições temporárias de arte contemporânea e de História da moda.

Exposições[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]