Museu Militar de Lisboa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Museu Militar de Lisboa
Inauguração 21 de agosto de 1926 (91 anos)
Visitantes 11.194 (2013)[1]
Diretor Coronel Luís Sodré de Albuquerque
Website Museu do Exército de Lisboa
Geografia
País  Portugal
Cidade Lisboa
Localidade Largo dos Caminhos de Ferro

O Museu Militar de Lisboa é um orgão do Exército Português que se localiza no Largo dos Caminhos de Ferro em Lisboa, Portugal, perto da Estação de Santa Apolónia. É o maior museu militar em Portugal.

Ergue-se no primitivo local do Arsenal Real do Exército, onde funcionaram fundições de artilharia desde o final do século XV. O museu contém uma grande exposição de armas, uniformes e documentos militares históricos.

Na visita, destaca-se a Sala Vasco da Gama com uma coleção de antigos canhões e murais modernos representando a descoberta do caminho marítimo para a Índia. No primeiro andar encontram-se as salas dedicadas à Primeira Grande Guerra. Outras salas descrevem a evolução das armas em Portugal, desde as lâminas de sílex, às lanças e às espingardas. O pátio, flanqueado por canhões, conta a história de Portugal em painéis de azulejos, desde a Reconquista cristã à Primeira Guerra Mundial. Existe também uma sala com peças miniaturas; e o museu tem cerca de 26mil peças.

Na parte mais antiga do museu, a secção de artilharia portuguesa, exibe o carro usado para o transporte do Arco da Rua Augusta, em Lisboa.

Obras de arte[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Museu Militar de Lisboa


Ícone de esboço Este artigo sobre Património de Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. Conde, António (2014). Inventário da artilharia histórica dos séculos XIV a XVI do Museu Militar de Lisboa: bases para uma proposta de salvaguarda e valorização, Universidade de Évora.