Mussar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Movimento Mussar (do termo hebraico מוּסַר, instrução, disciplina ou conduta) refere-se ao movimento judaico que se desenvolveu no século XIX na Europa Oriental, particularmente entre os judeus lituanos, baseado no desenvolvimento ético e espiritual.

Ícone de esboço Este artigo sobre judaísmo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Mussar (מוּסַר) são práticas contemplativas e exercícios que cresceram ao longo dos milhares de anos que ajudam a nefesh (alma) individual a identificar e romper com as barreiras que cercam e obstruir o fluxo de luz interior em nossas vidas e que dificultam assim o crescimento pessoal.

Mussar é um tesouro de técnicas e entendimentos que oferece orientação imensamente valiosa para a vida que tem como principal objetivo a correção das midot(traços de personalidade).

O objetivo dos estudo de Mussar é superar os obstáculos internos que impedem a pessoa de viver de acordo com as Torah e Mitzvot.

O objetivo da prática Mussar é liberar a luz da santidade que vive dentro da alma. As raízes de todos os nossos pensamentos e ações podem ser rastreados para as profundezas da alma, além do alcance da luz da consciência, e assim os métodos Mussar fornece incluem meditações, contemplações guiadas, exercícios e cânticos que são todos destinados a penetrar até para a escuridão do subconsciente, para trazer a mudança para a direita na raiz de nossa natureza.

Desde suas origens no século 10, Mussar era uma prática do buscador solitário, até que, no século 19, tornou-se a base para um movimento social / espiritual popular, originário da Lituânia, inspirado pela liderança do Rabino Israel Salanter.

O termo hebraico Mussar (מוּסַר), é a partir do livro de Provérbios 01:02 que significa conduta moral, instrução ou disciplina. O termo foi usado pelo movimento Mussar para se referir aos esforços para a disciplina mais ética e espiritual. O Movimento Musar fez contribuições significativas para a ética judaica e literatura Mussar.

fonte: http://yashrut.com/artigos/o-que-e-mussar/

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.