Mutoko

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Vila de Mutoko

Mutoko

  Vila  
Localização
Estado soberano Zimbabwe
Província Mashonaland Leste
História
Estação Administrativa 1911
Governo subnacional 1988 [1]
Administração
Tipo Governo subnacional
Órgão governante Conselho do distrito rural de Mutoko
Características geográficas
Fuso horário Horário da África Central (UTC+2)
Nenhum código postal Mutoko
Código de área 72
Outras informações
Clima Cwa

Mutoko é uma pequena vila na província Mashonaland Leste, Zimbabwe. Foi estabelecida como uma estação administrativa em 1911. Encontra-se a 143 km de Harare. É nomeado após o chefe Mutoko local.

Esta vila é capital do Mutoko (distrito) que é habitada pelo povo Buja. O povo de Buja teria se estabelecido em Mutoko de Mhingari no que é agora Moçambique

O povo Buja é conhecido por ter os melhores produtores de tomates e mangas no Zimbabwe. Além de Mutoko é cercado por aldeias que foram entregues aos agricultores após a guerra, é a partir desses reinstalações que o país é alimentado. Nessas áreas, eles produzem milho, algodão, feijão e recentemente tabaco. Mutoko é considerado um dos maiores celeiros Zimbabwe.

área Mutoko também é conhecida por ser uma região muito montanhosa do Zimbabwe e, como tal, é uma fonte importante de pedra granito.

É também o lar de Nohoreka.Nohoreka que encontrou Makate e seu povo nesta área, e Nohoreka deu sua irmã Njapa para Makate como a mulher que mais tarde enganou Makate a perder o reino a Nohoreka. (ver Nehanda e Chaminuka),um líder espiritual do povo Buja. O totem de Nehoreka é shumba(leão). Ele é o pai de todos os que usam o leão como totem originalmente da Tanzânia, mas desceram ao longo da costa do Oceano Índico em Tete Moçambique, e depois atravessaram o Zimbabwe, inicialmente se estabelecendo em Mutoko, no Zimbabwe. Nehoreka também é o nome de uma banda de música Afro Fusion de 10 peças, formada em Gweru Zimbabwe por Percy Nhara, Solomon Jahwi e Inocente Madamombe. A banda agora está baseada em Harare.

Em 1937, nas proximidades de Mutemwa, foi estabelecido um dos poucos centros de tratamento de lepra no país[2] em que John Bradburne trabalhou desde 1969 até que ele foi morto por guerrilheiros durante a Guerra Bush da Rodésia.[3] Até 25.000 pessoas são atendidas a um serviço a cada ano em sua memória.[4]

Mutoko também é o local de nascimento de Tsitsi Dangarembga, autor da famosa novela pós-colonial Condições Nervosas Wilson Katiyo, Dzekasburg, Chawasarira, Admire Mudzonga e muitos outros que ficaram comoestrelaas neste canto do Zimbábue.

List de instituições famosas em Mutoko: Nyadire Methodist Mission :Faculdade de professores, instalações de embarque misto para ensino médio e ensino primário, hospital, instituição de igreja metodista Mutoko Grau GVT instalações de embarque misto financiado Missão Católica Todas as Almas : Orfanato misturado Instalações de embarque para escolas de ensino médio e superior, hospital, igreja. Missão Metodista de Nyamuzuwe: instalações de embarque mista para alta e escola primária do hospital e da igreja.

Atrações turísticas: Aeroporto de Mutoko Centro de Mutoko Ruínas de Mutoko Rio Mudzi

Mutoko também é o local de nascimento de Abel Kahuni, um dos melhores corredores da distância média da Escola Príncipe Eduardo e do Zimbabwe.

Referências

Leitura adicional[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Zimbabwe é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.