Nvu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de NVU)
Nvu
Desenvolvedor Daniel Glazman
Versão estável 1.0 (28 de Junho de 2005)
Sistema operacional Linux, MacOS e Windows
Gênero(s) editor HTML
Licença MPL / GPL / LGPL
Página oficial www.nvu.com

Nvu (pronuncia-se n-view) é um editor HTML, estilo WYSIWYG, de código livre e produzido pela Linspire. Disponível para Linux, MacOS e Windows. O objetivo dos seus criadores é desenvolver um equivalente ao Microsoft FrontPage e ao Dreamweaver, de livre uso e distribuição: um software livre. O Nvu é baseado no Composer, um editor HTML integrante do Mozilla e Netscape.

Além de permitir a verificação do HTML junto da W3C, ter uma ferramenta de limpeza de códigos, e um excelente construtor de tabelas. Ele peca pela falta de recursos mais refinados, como a possibilidade de se trabalhar com frames e plugins, e um conjunto de templates. Porém aceita que esses recursos, assim como os applets Java, e expressões php, sejam anexados via código, à sua página de edição.

Para quem tem conhecimento em HTML, páginas complexas podem ser criadas pela engine gráfica, contudo para quem está acostumado a interfaces gráficas maleáveis, os recursos se limitam a criação de páginas simples.

  • Como o desenvolvimento do NVU foi estagnado, o programa foi continuado por outras pessoas com o nome de KompoZer.

Conhecendo o Programa[editar | editar código-fonte]

Os usuários desse programa acreditam que a sua interface, a facilidade e a idéia de não precisar de escrever nenhum código, faz desse editor de HTML superior ao FrontPage, Dreamweaver entre outros editores. Esse editor criou uma rivalidade entre os editores de HTML pagos e já inclusos nas plataformas, tanto seja ela Windows, MacOS e Linux.

Versões[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]