Nazí Paikidze

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Nazí Paikidze
Paikidze no Campeonato Mundial Juvenil de Xadrez em Gaziantep, 2008
Nome nativo Nazí Paikidze
Nascimento 27 de outubro de 1993 (24 anos)
Irkutsk, Rússia
Nacionalidade georgiana
norte-americana
Cidadania Geórgia
Ocupação jogadora de xadrez

Nazí Nodarovna Paikidze-Barnes[1] (em georgiano: ნაზი პაიკიძე; em russo: Нази Нодаровна Паикидзе-Барнс; [nɐˈzi pɐiˈkʲidzʲe], nascida em 27 de outubro de 1993) é uma jogadora de xadrez georgio-estadunidense que detém os títulos de Mestra Internacional de Xadrez (IM) e de Grande Mestre Feminina de Xadrez (WGM) da Federação Internacional de Xadrez (FIDE). Ela foi campeã mundial juvenil duas vezes e foi tetracampeã no campeonato juvenil Europeu em sua categoria de idade. Ela é a campeã feminina de 2016 nos Estados Unidos.[2]

Controvérsia[editar | editar código-fonte]

Paikidze anunciou que vai boicotar o Campeonato Mundial Feminino de Xadrez de 2017, em Teerã, no Irã, devido ao seu código de vestuário que obriga o uso do hijab pelas mulheres.[1] Ela declarou que "não vestirei um hijab e nem apoiarei a opressão às mulheres, mesmo que isso me impeça de participar de uma das mais importantes competições de minha carreira."[3][4]

Tem os títulos Mestra Internacional de Xadrez (2012) e Grande Mestre Feminina de Xadrez de 2010.

Referências

  1. a b Roberts, Elizabeth (2016). «Female chess players protest wearing hijab at Iran world championship». CNN. Consultado em 19 de outubro de 2016. 
  2. Sands, David R (2016). «With Krush crush, Paikidze wins chess crown the hard way». The Washington Times (em inglês). Consultado em 19 de outubro de 2016. 
  3. Pereda, Cristina F (8 de outubro de 2016). «Campeã de xadrez dos EUA se nega a usar hijab para jogar no Irã». EL PAÍS. Consultado em 19 de outubro de 2016. 
  4. Nomani, Asra Q; Alinejad, Masih (2016). «The American chess champion challenging Iran's hijab fetish» (em inglês). Washington Post. Consultado em 19 de outubro de 2016. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre enxadrismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.