Saltar para o conteúdo

Neusa Bassetto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Neusa Bassetto (São Paulo, 11 de abril de 1942 - São Paulo, 18 de fevereiro de 1980) foi uma educadora brasileira, especializada no trabalho com deficientes visuais e auditivos[1].

Biografia[editar | editar código-fonte]

Iniciou seu trabalho como professora de deficientes audiovisuais em 1971, na Escola Residencial para Deficientes Audiovisuais (ERDAV), em São Caetano do Sul, onde permaneceu até 1977, quando a instituição foi fechada.

Com a ajuda de doações, conseguiu a reativação da escola em 1978, com o nome de Fundação Municipal Anne Sullivan. Assumiu então o cargo de diretora executiva da Escola Especial Anne Sullivan[2][3].

Atualmente no Estado de São Paulo existem duas escolas municipais de ensino especializado que levam o seu nome: uma no bairro de Vila Mussolini (EMEBE), em São Bernardo do Campo, e a outra no bairro paulistano da Mooca (EMEE).

Referências

  1. Escolas - Neusa Barreto, Profa. Arquivado em 14 de setembro de 2014, no Wayback Machine. Prefeitura de São Paulo
  2. ARÁOZ, Susana Maria Mana. Experiências de pais de multiplos deficientes sensoriais – Surdocegos: Do Diagnóstico à Educação Especial. Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde da UMESP, 1999
  3. Associação dos Deficientes da Áudio Visão- ADefAV Arquivado em 16 de dezembro de 2010, no Wayback Machine.. FENEIS - Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos
Ícone de esboço Este artigo sobre educação ou sobre um educador é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.