Nomascus annamensis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaNomascus annamensis
Nomascus annamensis.jpg
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Primates
Superfamília: Hominoidea
Família: Hylobatidae
Gênero: Nomascus
Espécie: N. annamensis
Nome binomial
Nomascus annamensis
Thinh, V.N. et al., 2010

Nomascus annamensis é uma espécie asiática de gibão que corre risco de extinção, encontrados exclusivamente nas florestas tropicais do Vietnã, Laos, Camboja e sul da China.[1] Tais primatas possuem o peito marrom protuberante, mas são recobertos por pelos pretos, que se parecem cinza durante o dia. As fêmeas se diferem pela cor bege alaranjado.

Descrição[editar | editar código-fonte]

O gibão de bochecha polida do norte se assemelha a Nomascus gabriellae na aparência. Machos e fêmeas de N. annamensis diferem na morfologia e cor. O macho tem uma pele principalmente preta que brilha prateada à luz do sol, com um peito marrom mais claro. As bochechas são de um laranja dourado profundo e a crista é muito proeminente. A fêmea, entretanto, não tem a crista característica e é de cor bege-alaranjada. O holótipo está localizado no Museu Zoológico da Universidade Nacional do Vietnã.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre Macacos do Velho Mundo ou Hominoidea, integrado ao WikiProjeto Primatas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.