Nomascus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Como ler uma caixa taxonómicaNomascus
Um Nomascus concolor

Um Nomascus concolor
Classificação científica
Domínio: Eukaryota
Reino: Animalia
Subreino: Metazoa
Superfilo: Deuterostomia
Filo: Chordata
Subfilo: Vertebrata
Infrafilo: Gnathostomata
Superclasse: Tetrapoda
Classe: Mammalia
Subclasse: Theria
Infraclasse: Eutheria
(sem classif.) Primatomorpha
Superordem: Euarchontoglires
Ordem: Primates
Subordem: Haplorrhini
Infraordem: Simiiformes
Superfamília: Hominoidea
Família: Hylobatidae
Género: Nomascus
(Miller, 1933)
Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Imagens e media no Commons
Wikispecies Diretório no Wikispecies

Nomascus é um género de gibão (família Hylobatidae).[1] Originalmente, este género era um subgénero de Hylobates e todos os indivíduos eram considerados somente uma espécie: Hylobates concolor. São encontrados gibões nomascus em Yunnan e na ilha de Hainan, na China e em Laos e Vietname.

Classificação[editar | editar código-fonte]

Observações[editar | editar código-fonte]

Devido a constantes mudanças na taxonomia, existe espécies consideradas subespécies e géneros considerados espécies no Mammal Species of the World. Para além disso, o Nomascus annamensis que foi recentemente descoberto ainda não está listado na lista vermelha da IUCN.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. a b "Nomascus no mammal species of the world" (em inglês). Mammal Species of the World. Consultado em 28 de setembro de 2012. 
  2. "Hylobates no mammal species of the world" (em inglês). Mammal Species of the World. Consultado em 28 de setembro de 2012. 
  3. {{cite web|url=http://www.bucknell.edu/msw3/browse.asp?id=12100784%7Ctitle=Symphalangus no mammal species of the world|publisher=[[Mammal Species of the World|language=Inglês|acessdate=28 de setembro de 2012}}
  4. Van Ngoc Thinh, Alan R. Mootnick, Vu Ngoc Thanh, Tilo Nadler, Christian Roos. A new species of crested gibbon, from the central Annamite mountain range. [S.l.: s.n.].
  5. "Nomascus concolor na lista vermelha da IUCN" (em inglês). Lista vermelha da IUCN. Consultado em 28 de setembro de 2012. 
  6. "Nomascus concolor concolor na lista vermelha da IUCN" (em inglês). Lista vermelha da IUCN. Consultado em 28 de setembro de 2012. 
  7. "Nomascus concolor furvogaster na lista vermelha da IUCN" (em inglês). Lista vermelha da IUCN. Consultado em 28 de setembro de 2012. 
  8. "Nomascus concolor jingdongensis na lista vermelha da IUCN" (em inglês). Lista vermelha da IUCN. Consultado em 28 de setembro de 2012. 
  9. "Nomascus concolor lu na lista vermelha da IUCN" (em inglês). Lista vermelha da IUCN. Consultado em 28 de setembro de 2012. 
  10. "Nomascus gabriellae na lista vermelha da IUCN" (em inglês). Lista vermelha da IUCN. Consultado em 28 de setembro de 2012. 
  11. "Nomascus hainanus na lista vermelha da IUCN" (em inglês). Lista vermelha da IUCN. Consultado em 28 de setembro de 2012. 
  12. "Nomascus leucogenys na lista vermelha da IUCN" (em inglês). Lista vermelha da IUCN. Consultado em 28 de setembro de 2012. 
  13. "Nomascus siki na lista vermelha da IUCN" (em inglês). Lista vermelha da IUCN. Consultado em 28 de setembro de 2012. 
  14. "Nomascus nasutus na lista vermelha da IUCN" (em inglês). Lista vermelha da IUCN. Consultado em 28 de setembro de 2012. 


Ícone de esboço Este artigo sobre Macacos do Velho Mundo ou Hominoidea, integrado ao WikiProjeto Primatas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.