Yunnan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Yunnan
云南省 - Yúnnán
China Yunnan.svg
Abreviatura 滇 ou 云/雲
Capital Kunming
Área 394 100 km²
População (2010) 45.966.000 hab.
Densidade 112 hab/km²
Províncias da República Popular da China Flag of the People's Republic of China.svg

Yunnan (云南 em chinês) é uma província montanhosa a sudoeste da República Popular da China com uma vasta mescla de grupos raciais e uma longa história de usurpação chinesa. No século VIII, tailandeses nativos criaram um reino denominado Nanchao e conseguiram desafiar os chineses, mas foram derrotados pelos mongóis de Kublai Khan, acelerando a expansão tailandesa em direcção ao Sul. O Islão foi introduzido por um general mongol e Yunnan foi integrado na China pela dinastia Qing no século XVII. Foi um importante centro da resistência chinesa na Segunda Guerra Mundial, para onde muitas indústrias importantes foram evacuadas, além da sua capital provincial, Kunming, ser preparada para ser a nova capital chinesa, caso acontecesse de Chongqing cair em mãos japonesas. Essa região também serviu de base importante para os Tigres Voadores, pilotos "mercenários" americanos que foram contratados pela China em fins de 1940, como parte de um acordo de compra de aeronaves firmado pelo governo chinês com o governo dos EUA, que se comprometeram a enviar pilotos americanos para combater sob a insígnia chinesa. Após os EUA entrar na guerra em dezembro de 1941, Yunnan serviu de base importante para atacar alvos em regiões ocupadas pelos japoneses na China, na Indochina e na Birmânia, além de ser a chave da sobrevivência do Exército Chinês, sendo a famosa Estrada Lashio-Kunming, construída num feito quase sobre humano por civis chineses, que ligava Lashio, na Birmânia, a Kunming, de onde viam os suprimentos que mantinha viva a sobrevivência do Exército Chinês em sua guerra contra o Japão. Essa linha de suprimentos quase foi cortada em 1942 com a ofensiva japonesa sobre a Birmânia, que, por alguma razão, os japoneses resolveram parar o avanço após a queda de Rangoon, ao invés de continuar rumando até a Índia.

Paleontologia[editar | editar código-fonte]

Nesta província encontra-se os depósitos cambrianos de Maotianshan Shales.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Yunnan
Imagem: Três Rios Paralelos das Áreas Protegidas de Yunnan A província de Yunnan inclui os sítio Três Rios Paralelos das Áreas Protegidas de Yunnan, Património Mundial da UNESCO. Welterbe.svg
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia da República Popular da China é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.