Nora Brockstedt

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Nora Brockstedt
Nascimento 20 de janeiro de 1923
Kristiania
Morte 5 de novembro de 2015 (92 anos)
Oslo
Cidadania Noruega
Ocupação cantora, músico de jazz
Prêmios Prêmio Honorário do Júri em Spellemannprisen
Causa da morte doença

Nora Brockstedt (Oslo, 20 de janeiro de 1923Oslo, 5 de novembro de 2015) foi uma bem sucedida cantora norueguesa. Ela entrou pela primeira vez num estágio profissional com a idade de 20 anos, no Chat Noir de Oslo. Durante duas décadas seguintes, conseguiu-se tornar numa das famosas e amadas cantoras e animadoras norueguesas. Ao longo da década de 1950, ela cantou sucessos do rádio, incluindo "En liten pike i lave sko", "Augustin", e "Tango for to". Entre os anos 1950 e 1954, foi membro do grupo The Monn Keys, de que faziam parte Arne Bendiksen e Egil Monn-Iversen, outros cantores noruegueses famosos. Brockstedt tem uma reputação como um dos mais proeminentes intérpretes de Alf Prøysen (escritor e compositor norueguês). Brockstedt representou a Noruega por duas vezes consecutivas no Festival Eurovisão da Canção, em 1960 e 1961, com as canções "Voi-voi" and "Sommer i Palma".

Durante os últimos anos, Nora tinha-se centrado mais no jazz , género em que tem vários com álbuns de sucesso, como "As Time Goes By" (2004) e Christmas Songs (2005). Ela também fez jazz nos anos 60, mas era mais conhecida por seu "convencionais" canções pop.

Morreu em 5 de novembro de 2015, na cidade de Oslo, em decorrência de uma curta doença.[1]

Referências

  1. Miljeteig, Margrethe; Asle Bentzen (5 de novembro de 2015). «"Nora Brockstedt er død"» (em norueguês). tv2.no. Consultado em 5 de novembro de 2015 

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Precedido por
Nenhum
Noruega no Festival Eurovisão da Canção
1960
com "Voi Voi"
e 1961
com "Sommer i Palma"
Sucedido por
Inger Jacobsen
com "Kom sol, kom regn"


Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) cantor é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.