Nora Tausz Rónai

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Nora Tausz Rónai
Nome completo Nora Tausz (nascimento)
Nora Tausz Ronái (casamento)
Nascimento 29 de fevereiro de 1924 (100 anos)
Rijeka,  Croácia
Nacionalidade Brasil brasileira (naturalizada)
Progenitores Mãe: Iolanda Tausz
Pai: Edoardo Tausz
Cônjuge Paulo Rónai
Filho(a)(s) Cora Rónai
Laura Rónai
Ocupação arquiteta, escritora, nadadora

Nora Tausz Rónai (Fiume, 29 de fevereiro de 1924) é uma arquiteta, escritora e atleta de natação brasileira. Nascida no território que hoje pertence à Croácia, Nora nasceu numa família de judeus italianos e emigrou para o Brasil em 1941[1].

Biografia

Nascida em Fiume, Itália, onde hoje é território da Croácia, Nora é filha dos judeus italianos Edoardo Tausz e Iolanda Tausz.[2] Frequentou uma escola na Hungria até os 11 anos devido à transferência do pai, diretor esportivo de um clube de regatas de Fiume. De volta a sua cidade natal, sua vida foi assolada pelo governo fascista de Mussolini. Como judia, foi impedida de frequentar a escola.[2] Isso, contudo, não a impediu de voltar aos estudos. Durante cinco anos, teve aulas particulares de francês e matemática.

Devido à perseguição nazista da época, fugiu com sua família para o Rio de Janeiro a bordo do navio espanhol Cabo de Hornos.[2]

Casou-se com o filólogo, tradutor e escritor Paulo Rónai, com quem teve duas filhas, Cora Rónai, jornalista, e Laura Rónai, musicista e crítica.

Em agosto de 2014, Nora conquistou seis medalhas de ouro no Campeonato Mundial de Masters em Montreal, Canadá[3].

Também em 2014, Nora lançou dois livros. O primeiro, O Roubo da Varinha de Condão e Outras Histórias, é uma coletânea de contos infantis, baseados nas histórias que contava para suas filhas e netas quando eram crianças. O segundo, Memórias de Um Lugar Chamado Onde[4], é uma autobiografia, onde narra parte de sua infância na Europa e a vinda de sua família ao Brasil, fugida da guerra.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre desportista é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.