Norbert Strotmann

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Norbert Strotmann
Nascimento 14 de agosto de 1946
Riesenbeck
Cidadania Alemanha
Ocupação professor universitário, padre, bispo católico
Religião Igreja Católica

Norbert Klemens Strotmann Hoppe MSC, também Norberto Strotmann, (Riesenbeck, 14 de agosto de 1946) teólogo e professor universitário. Ele é Bispo da Diocese de Chosica, no leste da capital peruana, Lima, desde 1996.

Em 1966, Strotmann se formou no Kardinal-von-Galen-Gymnasium em Hiltrup, que na época era operado pela província do norte da Alemanha da Herz-Jesu-Missionären, os chamados "Missionários Hiltruper". Em 1967 Strotmann juntou-se aos Missionários do Sagrado Coração e estudou filosofia e teologia na Faculdade de Teologia da Universidade de Innsbruck e na Universidade do Ruhr Bochum. Já durante seus estudos, Strotmann havia feito trabalho missionário em Puquio, na região peruana de Ayacucho, onde foi ordenado diácono em 1972. Foi ordenado sacerdote em 3 de novembro de 1973 em Puquio por Dom Luis Bambarén Gastelumendi SJ. Em 1973, Strotmann recebeu seu PhD de Julius Morel em Innsbruck com sua obra A linguagem do diálogo entre marxistas e cristãos. teológico tem um doutorado[1] e um diploma em sociologia na Universidade de Bielefeld.

Strotmann então serviu como Superior Regional e Diretor do Seminário Missionários do Sagrado Coração no Peru. Ele também foi professor de teologia fundamental e ensino social católico na Facultad de Teologia Pontificia y Civil de Lima (FTPCL) e de 1986 a 1992 diretor do Centro de Investigaciones Teológicas (CINTE). Em 1992 tornou-se reitor da FTPCL. A Santa Sé o nomeou para a Comissão Teológica Internacional em 1992.[2]

Em 1992 foi nomeado bispo titular de Caere pelo Papa João Paulo II e nomeado bispo auxiliar na Arquidiocese de Lima. Ele próprio foi ordenado bispo em 6 de janeiro de 1993 em Roma pelo Papa João Paulo II; Os co-consagradores foram o Arcebispo Giovanni Battista Re, então Chefe da Secretaria de Estado e depois Cardeal da Cúria, e o Arcebispo Justin Francis Rigali, então Secretário da Congregação para os Bispos e depois Cardeal. O lema de Strotmann é Fides per caritatem ("Acredite no amor").

Em dezembro de 1996, Strotmann foi nomeado pela primeira vez Administrador Apostólico e em janeiro de 1997 nomeado o primeiro bispo da recém-fundada Diocese de Chosica, que inclui os distritos orientais da capital peruana Lima.

Em 1992, Stotmann tornou-se membro do Grupo de Reflexión Teológica da Conferência Episcopal Latino-Americana (CELAM) e mais tarde outros compromissos.[3] Desde 2007 é responsável pela seção de educação superior da Conferência Episcopal Latino-Americana (CELAM) na subárea de cultura e educação, que inclui principalmente as numerosas universidades católicas da América Latina.[4] É membro da Comissão para a Doutrina da Fé e da Comissão de Ação Social da Conferência Episcopal Peruana.

Strotmann publicou vários trabalhos acadêmicos e livros sobre o tema do ensino social na América do Sul. Entre outras coisas, ele está envolvido no ensino social cristão no âmbito de seminários da Fundação Konrad-Adenauer[5] e outras conferências internacionais.[6] Strotmann está particularmente comprometido com questões sobre o futuro da América Latina.[7]

Ele relata regularmente seu trabalho em sua diocese, que recebe apoio material e pessoal de sua ordem, na Hiltruper Monatshefte, a revista dos missionários Hiltruper.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Norbert Strotmann

Referências

  1. Norbert Strotmann: Die Sprache des Dialogs zwischen Marxisten und Christen (Nr. 244), Universität Innsbruck 1973, abgerufen am 6. Juli 2010
  2. Monseñor Norberto Strotmann MSC, MSC Peru, abgerufen am 6. Juli 2010
  3. CELAM-Tagung in Aparecida. Ein Gespräch mit Bischof Norbert Strotmann, Radio Vatican, 27. April 2007
  4. Bischöfliches Ordinariat Chosica (Lima, Peru) (Memento vom 21. setembro 2011 im Internet Archive), Hiltruper Missionare, abgerufen am 6. Juli 2010
  5. Regionalprogramm „Soziale Ordnungspolitik in Lateinamerika“ (SOPLA), KAS, 10. Juni 2014, abgerufen am 26. Dezember 2016 (PDF; 954 kB)
  6. Peru/Vatikan: Bischof Strotmann und der neue Schwung, Radio Vatican, 27. Juni 2010
  7. Lateinamerika: Wie geht es mit der Kirche weiter – Gedanken eines Bischofs, Radio Vatican, 9. Februar 2008
Ícone de esboço Este artigo sobre Episcopado (bispos, arcebispos, cardeais) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.